Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Gurupi oferta 80 vagas pelo Sisu 2021/1 em seus quatro cursos de graduação
Início do conteúdo da página
SÓ VEM!

Gurupi oferta 80 vagas pelo Sisu 2021/1 em seus quatro cursos de graduação

Written by Poliana Macedo | Published: Tuesday, 06 April 2021 17:53 | Last Updated: Tuesday, 06 April 2021 17:53

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1 iniciaram nessa terça-feira (6) e seguem até o dia 09 de abril de 2021, observado o horário oficial de Brasília (DF), exclusivamente pela Internet, por meio do Portal do Sisu, no endereço http://sisu.mec.gov.br .
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou no dia 3 de março, o Edital de nº 186/2021 com os detalhes do Processo Seletivo de ingresso em cursos de graduação presenciais da UFT por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1. Serão ofertadas, no total, 947 vagas para ingresso no 1º semestre letivo de 2021.
A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).


Gurupi

No Câmpus de Gurupi, serão ofertadas 20 vagas em cada um dos quatro cursos que são ofertados: Agronomia, Química Ambiental, Engenharia Florestal e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Gurupi é a terceira maior cidade do Tocantins e está localizada a 213 km de Palmas, na região sul do estado e possui uma população estimada em aproximadamente 87.500 habitantes.
A vice-diretora do Câmpus de Gurupi, professora Priscila Bezerra, explica que os cursos da região sul do estado do Tocantins são presenciais. O câmpus possui 96 professores efetivos e desses, 91 são doutroes, e ainda, um corpo técnico-administrativo com 71 profissionais. Bezerra expõe ainda que "o Câmpus de Gurupi se caracteriza pelo elevado número de projetos de pesquisa, e isso, só se faz possivel com a participação dos alunos. Só assim nós conseguiremos formar profisisonias com excelência nas áreas de agrárias e tecnológicas. Os curso também proporcionam soluções frente às demandas da sociedade e dão oportunidades aos alunos para entrarem para a pesquisa, seja no mestrado e no doutorado".
Assista a live com a apresentação de todos os cursos de Gurupi aqui!
Confira o perfil de cada egresso ao finalizar o curso!


Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
A Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é um curso de graduação (bacharelado) que busca utilizar organismos vivos (bactérias, vírus, fungos, células de plantas e células animais) para desenvolver ou fazer produtos ou qualquer aplicação tecnológica para fornecer bens e serviços para uso específico.
Na área de alimentos, o profissional pode atuar na produção de queijos e pães fermentados, nos embutidos da carne, bem como na produção de bebidas fermentadas e destilados, como cerveja, vinhos e probióticos como kefir, kombucha, iogurte.
Outra área de atuação é na produção de vacinas, como as da Covid-19, por exemplo, e na síntese de medicamentos, produção de extratos naturais e óleos vegetais. Isso na indústria e nos laboratórios de pesquisa. E ainda, há a opção da docência e pesquisa, além de bioinformática. Ou seja, é um curso de mercado bastante amplo.
Leia mais aqui!


Engenharia Florestal
A Engenharia Florestal é uma área multidisciplinar, em que temos um vínculo muito forte com as Ciências Agrárias, mas, também, um elo com as Ciências Exatas, devido à formação aplicada em Engenharia.
O Engenheiro Florestal atua em diversos campos, a exemplo do manejo florestal, silvicultura, tecnologia de produtos florestais (madeireiros e não madeireiros), conservação da natureza. O profissional encontra uma alta amplitude de atuação no mercado – tanto na iniciativa privada quanto na pública -, podendo trabalhar como promotor de políticas públicas, agente de fiscalização, consultor autônomo entre outros.
Leia mais aqui!

 


Agronomia
O curso abrange diversas áreas e muitos professores do curso concentram suas pesquisas nas áreas de Fitotecnia (Grandes Culturas, Olericultura, Forragicultura, Fruticultura), Manejo do Solo e Água, Melhoramento Genético Vegetal e Fitossanidade (Entomologia, Fitopatologia e Plantas Daninhas).
Os profissionais formados pela UFT são capazes de identificar e resolver problemas, propor soluções e inovações a partir das necessidades e do contexto atual, nos níveis local, regional e nacional, considerando os aspectos políticos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Além disso, têm habilidades para a resolução de problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, utilizando racionalmente os recursos naturais e contribuindo com o equilíbrio do ambiente.
Leia mais aqui!


Química Ambiental
Planejamento, análise de processos de transformação ambiental, desenvolvimento de processos no aproveitamento dos recursos naturais e manutenção da qualidade ambiental, assim como a implantação de tecnologias para preservar o meio ambiente, são algumas das atribuições de um químico ambiental.
Os profissionais formados nesta área estarão aptos ao desenvolvimento de processos que auxiliam as atividades produtivas no aproveitamento dos recursos naturais e transformação compostos orgânicos, referentes a indústrias de alimentos, de fermentações, meio ambiente, agricultura, agropecuária, florestal, entre outras. Além disso, os profissionais também estão aptos a atender instituições privadas ou governamentais na sua atividade produtiva ou instituições de pesquisa, técnicas ou procedimentos e/ou a atender como autônomos às necessidades individuais, grupos e organizações, por meio da exploração de seus conhecimentos específicos.
Leia mais aqui!

Fim do conteúdo da página