Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UMA completa 15 anos com homenagens e expansão para mais municípios do Tocantins
Início do conteúdo da página
COMEMORAÇÃO

UMA completa 15 anos com homenagens e expansão para mais municípios do Tocantins

Written by Fábio Almeida (Assessoria UMA) | Edição: Samuel Lima | Published: Thursday, 25 February 2021 18:48 | Last Updated: Thursday, 25 February 2021 19:16

Acadêmicos e coordenadores da UMA no Fórum Nacional de Coordenadores (Foto: UMA Divulgação)A Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – celebra, neste mês de fevereiro, 15 anos de criação. O programa teve sua primeira turma em 2006.

Para comemorar a data será realizada uma cerimônia festiva nesta sexta-feira (26), às 9 horas, para autoridades estaduais, municipais e acadêmicas, com transmissão ao vivo pela página da UMA no Facebook.

“O nosso desejo era que todos que ajudaram a construir a UMA e os idosos pudessem estar aqui presentes comemorando com a gente em uma grande festa, mas devido à pandemia da Covid-19, precisamos fazer uma cerimônia restrita tomando todos os cuidados e as medidas de proteção dos órgãos de saúde”, destacou o coordenador da UMA, Luiz Sinésio Neto.

O reitor da UFT, professor Luis Eduardo Bovolato, que participará da cerimônia, afirmou que a UMA representa o maior caso de sucesso e de longevidade de um projeto de extensão da UFT: “Além de trazer grande visibilidade para as ações da universidade, atinge um público específico, que de certa forma é bastante limitado do ponto de vista do alcance das políticas públicas, então o trabalho desenvolvido é formidável, pois tem uma componente de uma ação prática, mas também há arcabouço acadêmico de investigação científica”, enfatizou.

A pró-reitora de extensão, cultura e assuntos comunitários da UFT, professora Maria Santana, parabeniza a UMA pelos 15 anos e destaca o papel do programa na politica de inclusão: “A Universidade da Maturidade enquanto extensão universitária é um projeto inclusivo, democrático e que realmente gera impactos sociais, educacionais e ambientais, a nível estadual e nacional na inclusão da pessoa idosa na sociedade”, afirmou.

Expansão para mais municípios

Ao completar 15 anos, a UMA firmará parcerias para implantação do programa em mais cidades do Tocantins. Nesta sexta-feira, serão assinados termos de parcerias com as prefeituras de Paraíso e Tocantínia, além de manifestação de interesse para implantação de polos nas cidades de Colinas e Paranã.

“A UMA em Paraíso já é uma realidade, em parceria com a prefeitura já realizamos formação pedagógica para os profissionais que irão atuar no polo e só não iniciamos as atividades com os idosos paraisenses ainda devido à pandemia”, disse o coordenador da UMA, Luiz Sinésio Neto.

Também serão assinados, nesta sexta-feira, termos de reafirmação de parcerias entre a UMA/UFT e os gestores municipais de Araguaína, Dianópolis, Palmas e Porto Nacional, cidades onde as atividades do programa já são realizadas.

Homenagens

Durante a cerimônia serão realizadas homenagens, como a entrega do Título de Cidadão Tocantinense para o professor doutor e coordenador da UMA, Luiz Sinésio Neto, que foi concedido pela Lei Nº 3.763 de 4 de janeiro de 2021, de autoria do deputado estadual Jorge Frederico, como forma de reconhecimento pelos trabalhos prestados à sociedade tocantinense no cuidado com a pessoa idosa.

A idealizadora da UMA, professora Neila Osorio, também será homenageada pelos idosos, como forma de agradecimento pela criação da Universidade da Maturidade.

Resgate Histórico

Como parte da programação dos 15 anos, a UMA está produzindo um documentário que tem o objetivo de fazer um resgate histórico, desde a sua criação, primeiros integrantes, projetos executados e das atividades que estão sendo realizadas atualmente. O documentário começou a ser filmado, nesta quarta-feira (24), e vai colher depoimento das pessoas que fizeram e fazem parte do programa nas cidades de Araguaína, Brejinho de Nazaré, Dianópolis, Palmas e Porto Nacional.

O prédio da UMA, em Palmas, teve sua fachada toda grafitada, realizando desta forma um antigo sonho da coordenadora, professora Neila Osorio. “Eu acredito em uma velhice com cores, muita arte e o grafite representa isso muito bem”, destacou.

 

Leia mais
registrado em:
marcador(es): Extensão,UMA,Home
Fim do conteúdo da página