Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Hospital de Doenças Tropicais da UFT conclui Plano Diretor Estratégico
Início do conteúdo da página
TRIÊNIO 2021-2023

Hospital de Doenças Tropicais da UFT conclui Plano Diretor Estratégico

Written by Daianni Parreira - UCS/HDT-UFT​ | Published: Wednesday, 06 January 2021 19:34 | Last Updated: Wednesday, 06 January 2021 20:10

Documento prevê sete projetos nas áreas assistencial, administrativa e de ensino e pesquisa.

Foto: Paulo SilvaResultado de uma construção coletiva envolvendo colaboradores, alunos dos programas de residência médica e gestores de todas as áreas e gerências, está concluído e disponível para amplo conhecimento o Plano Diretor Estratégico (PDE) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) a ser executado no período de 2021-2023. A unidade de saúde é filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e oferta atendimentos especializados em doenças infectoparasitárias para Araguaína (TO) e região.

O processo de elaboração do PDE foi iniciado em 2018, com a construção do mapa estratégico do HDT-UFT, e seguiu sob coordenadoria do Serviço de Coordenação de Projetos da Sede pelo Desdobramento da Estratégia da Rede Ebserh, sendo finalizado no último dia 17 com a publicação no site institucional do HDT-UFT, disponível neste link e na intranet.

O coordenador do Grupo de Trabalho responsável pelas ações do planejamento, Rossine Alves explica que os projetos estratégicos do PDE foram construídos norteados pelo conteúdo da declaração da visão, “Ser a principal referência regional de formação e desenvolvimento de profissionais da saúde e ampliar o perfil e complexidade dos serviços ofertados, de forma sustentável e promovendo assistência de excelência”.

Nos próximos três anos, serão implementados sete projetos voltados para o alcance dos objetivos estratégicos nas áreas de assistência, ensino, pesquisa, sustentabilidade econômica, governança, melhoria dos processos e tecnologia e valorização das pessoas, cada um deles coordenados por um gerente de projeto.

Rossine ressalta ainda que por meio do PDE, a gestão criou meios para que o hospital universitário possa responder aos anseios da comunidade acadêmica, enquanto local de produção e disseminação de conhecimento, campo de prática e formação integral de profissionais, quanto da sociedade, enquanto prestador de serviços de saúde de qualidade que façam chegar ao usuário o cuidado digno a que tem direito.

“O sucesso deste planejamento e, consequentemente, do HDT-UFT enquanto hospital universitário, só será possível com a dedicação de cada colaborador. Daí a importância de todos estarem empenhados em torná-lo realidade, pois refletirá em seu próprio trabalho e no futuro do ensino em saúde na nossa região”, finaliza.

A unidade de planejamento será responsável pelo monitoramento dos projetos, com o apoio do colegiado executivo do HDT-UFT.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home
Fim do conteúdo da página