Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor Napoleão Aquino recebe homenagem no Câmpus de Porto Nacional
Início do conteúdo da página
RECONHECIMENTO

Professor Napoleão Aquino recebe homenagem no Câmpus de Porto Nacional

Written by Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Published: Friday, 18 December 2020 15:25 | Last Updated: Thursday, 28 October 2021 11:55

A Direção do Câmpus de Porto Nacional - representada pela diretora Etiene Fabbrin Pires e pelo vice-diretor, Marcelo Brice -, juntamente com as professoras Rosane Balsan (do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades - Neucidades) e Benvinda Dourado, da Coordenação do curso de História de Porto Nacional, e a técnica administrativa Maria Aparecida Pires, promoveram, na última terça-feira (15), uma homenagem ao professor Napoleão Aquino, aposentado pela UFT este mês, aos 71 anos de idade.

Durante a homenagem, foram entregues a ele, de forma simbólica, uma camiseta do Núcleo Neucidades, flores e uma placa, como registro pela homenagem, que foi realizada atendendo todos os protocolos sanitários e de distanciamento. Recentemente o professor Napoleão foi acometido pela Covid-19, e a busca pela recuperação da saúde dele mobilizou todo o Câmpus. Segundo a diretora Etiene, o professor Napoleão Aquino é um docente muito querido e reconhecido pelo trabalho desenvolvido em prol da Educação no Estado do Tocantins. "Ele ajudou a fundar a UFT e tem relevantes serviços prestados à instituição. A homenagem da Direção do Câmpus de Porto Nacional, do curso de História e do Neucidades - Núcleo que ele criou, é pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido".

Em uma mensagem lida na ocasião, porque não pôde estar presente, o reitor Luís Eduardo Bovolato frisou que foi testemunha - enquanto professor - de boa parte da trajetória profissional do professor Napoleão Aquino. "O seu trabalho e dedicação ajudou a construir nossa Universidade. A UFT reconhece toda a sua dedicação para com o Câmpus de Porto Nacional."

Currículo

O professor Napoleão Aquino graduou-se em História pela Universidade Federal de Goiás (1986), fez Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1996), com pesquisas sobre a construção da Belém-Brasília e a Modernidade no Tocantins. Cursou todos os créditos do Doutorado em História Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 2012. Membro pesquisador fundador do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades - UFT). Membro Pesquisador do Núcleo de Estudos Culturais: História, Memória e Perspectivas do Presente - NEC (PUC-SP). Membro do Laboratório de Pesquisa em Metodologia e Prática de Ensino de Geografia (Legeo). Realiza pesquisas teóricas e aplicadas à área de patrimônio cultural em geral, incluindo educação patrimonial. Atuou com vasta experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, memória, patrimônio cultural, urbanização e modernidade.

Entrega da homenagem ocorreu na última terça-feira, no Câmpus de Porto Nacional (Foto: Divulgação)Entrega da homenagem ocorreu na última terça-feira, no Câmpus de Porto Nacional (Foto: Divulgação)

registrado em:
marcador(es): Porto Nacional,Homenagem
Fim do conteúdo da página