Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cursos de Matemática da UFT têm vagas disponíveis via PSC; inscrições até domingo (29)
Início do conteúdo da página
ARAGUAÍNA | ARRAIAS

Cursos de Matemática da UFT têm vagas disponíveis via PSC; inscrições até domingo (29)

Written by Samuel Lima | Published: Friday, 27 November 2020 08:46 | Last Updated: Friday, 27 November 2020 19:09

Você sabe o que une os franceses René Descartes e Henri Poincaré, o inglês Isaac Newton, os alemães Gottfried Leibniz e Carl Gauss e o persa Al-Khwarizmi a gregos como Platão, Pitágoras, Euclides e Arquimedes? Todos essas pessoas figuram na História da Humanidade como grandes matemáticos. A ciência Matemática está presente em todo o cotidiano humano e é parte essencial da vida moderna. Segundo frase atribuída a Platão, "Os números governam o mundo."

Os cursos de Licenciatura em Matemática na UFT estão presentes nos câmpus de Araguaína e Arraias. Além de formarem professores para a educação básica, média e superior, o curso possibilita que o formado possa atuar em diferentes áreas da Ciência.

A professora do Curso de Matemática em Araguaína, Fernanda Vital de Paula, conta o próprio exemplo. Formada em Matemática, ela fez mestrado e doutorado na área de Estatística. "O curso de Matemática dá uma base muito forte para o estudante que queira se aprofundar na Estatística, por exemplo. A estatística está presente em todas as áreas, no dia-a-dia, e é essencial para a formação do cidadão, porque a todo momento recebemos informações sobre as quais precisamos tomar decisões; essas informações, muitas vezes, nos chegam por meio de gráficos e tabelas. A Matemática permite que o acadêmico prossiga por esse caminho", complementou.

Um exemplo prático do trabalho desenvolvido por ela foram os gráficos feitos (veja exemplo ao lado), ainda em maio passado, para ilustrar a evolução dos casos de Covid-19 em Araguaína, na comparação com Palmas, Tocantins e Brasil.

Outros gráficos podem ser visualizados na página do Instagram da professora Fernanda Vital.

Leque de opções

A professora Gisele Detomazi de Almeida é do Curso de Matemática em Arraias e também enfatiza o leque de opções que o formado tem para atuação. "Além da docência p um dos ramos mais nobres em que o formado pode desempenhar a profissão matemática - ele pode continuar produzindo material didático, atuar em pesquisas nas mais diversas áreas correlatas à Matemática (Geometria, Álgebra, Análises, Modelagem, Otimização), trabalhar com Matemática Aplicada, Física, Química, nas Engenharias há diversas possibilidades, na Estatística", pontua.

Ela acrescenta que na Medicina, por exemplo, a pandemia ressaltou a importânica do trabalho dos matemáticos, na produção de gráficos, análise de imagens e na busca pela vacina contra a Covid "fica clara a quantidade de Matemática que é necessária tanto na pesquisa quanto na elaboração; todos - nesse momento de crise sanitária - passaram a compreender um pouco sobre crescimento exponencial, por exemplo", pontuou, explicando que a Matemática está presente em todo o cotidiano humano e mais diferentes áreas da economia (indústria, comercio, serviços, transportes, na tecnologia).

Ainda sobre a importância da Matemática, Gisele cita o reconhecimento ao matemático brasileiro Artur Ávila Cordeiro de Melo que, em 2014, recebeu a Medalha Fields - honraria comparável ao Prêmio Nobel (que não premia a ciência Matemática diretamente). "É o maior reconhecimento científico que um brasileiro já teve em Matemática, e nos mostra até onde pode-se chegar no estudo da ciência", conclui.

Inscrição no PSC

E você já fez sua inscrição no PSC 2020/2? Matemática é uma das opções possíveis no Processo Seletivo Complementar, com oferta de vagas tanto no Câmpus de Araguaína quanto em Arraias. Faça sua inscrição! É gratuita e você pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 ou 2019!

Clique aqui.

Fim do conteúdo da página