Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho destaca o Patrimônio Cultural de Porto Nacional em Seminário de Extensão
Início do conteúdo da página
ROTEIRO GEO-TURÍSTICO

Trabalho destaca o Patrimônio Cultural de Porto Nacional em Seminário de Extensão

Written by Alaiane Sales (*) | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Published: Tuesday, 24 November 2020 08:00 | Last Updated: Tuesday, 24 November 2020 18:18

O projeto “Porto Nacional-TO e Seu Patrimônio Cultural: Histórias e Significados”, um dos vencedores do IX Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, é uma ação desenvolvida com a finalidade de expor, por meio de aulas-passeio, o valor da preservação do Centro Histórico de Porto Nacional em seus diversos elementos artísticos, históricos, geográficos e arquitetônicos.

A ação premiada foi planejada pela professora Rosane Balsan e pelo acadêmico de Licenciatura em Geografia, Pablo Amauri Pereira Lima. Inicialmente focado em atender a população do Centro Histórico, o trabalho tem buscado o envolvimento de toda a comunidade portuense e conquistado, principalmente, o interesse de escolas da região.

O subprojeto que foi elaborado para concorrer a uma bolsa no Programa Institucional de Bolsa Extensão (Pibex). Teve início em maio deste ano e é uma ação desenvolvida pelo Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional, criado em 2014, em busca da conservação do patrimônio histórico da cidade.

Em razão da pandemia de Covid-19, para continuar atuante, o projeto passou por algumas adaptações. Transmissões começaram a ser feitas em redes sociais com a participação de mestrandos, ativistas culturais e pesquisadores, além da exposição de poesias e poetas da terra.

Segundo o acadêmico Lima, a iniciativa rendeu a participação e discussão dos moradores locais: “Eles comentaram constantemente nas publicações dos poemas a respeito das suas memórias. A gente sabe que os lugares que compõem o espaço têm cargas afetivas enormes para os indivíduos e pudemos expor isso através das vivências dos poetas portuenses e seus sentimentos a respeito de diferentes lugares do Centro Histórico.”

O resultado desse trabalho veio com a premiação em segundo lugar no IX Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários realizado, de forma online, entre os dias 28 e 30 de outubro últimos. “Ser premiado por isso é muito bom porque é o reconhecimento desse nosso trabalho dando visibilidade ao projeto e ao Centro Histórico”, pontua o estudante.

Para a professora Rosane, com o alcance do projeto, novos alunos possam se interessar pela extensão: “A sensação de ter o trabalho premiado é ter a certeza que devemos dar continuidade à difusão do ensino, da pesquisa e da extensão que vem sendo desenvolvida em Porto Nacional, com o intuito de dialogar com o Patrimônio Cultural Brasileiro”, ressalta.

 

(*) Estudante de Jornalismo em atividade para a disciplina de Estágio Supervisionado I

Fim do conteúdo da página