Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comunidades Quilombolas participam de curso sobre práticas socioculturais no ensino
Início do conteúdo da página
Arraias

Comunidades Quilombolas participam de curso sobre práticas socioculturais no ensino

Written by Caroline Falcão | Published: Friday, 09 October 2020 12:30 | Last Updated: Friday, 09 October 2020 12:30

 

As Comunidades Quilombolas Lagoa da Pedra e Kalunga do Mimoso do município de Arraias participam do "Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola: práticas sociosocioculturais no ensino". Por conta da Pandemia do Coronavírus e a suspensão de atividades presenciais, esta turma está sendo ofertada de forma remota. O Curso teve início em 14 de setembro e com término previsto para 15 de novembro, com carga-horária total de 60 horas com certificação pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex).

O objetivo do curso é ofertar formação continuada para profissionais com atuação na educação escolar quilombola, visando contribuir para a oferta desta modalidade de educação de forma contextualizada às realidades das suas populações, de qualidade e de conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.

Para o coordenador do curso, professor Kaled Sulaiman Khidir, "a formação dos professores e gestores de escolas quilombolas e de escolas que recebem estudantes oriundos de territórios quilombolas faz-se necessária para a melhoria da oferta de uma educação mais próxima da cultura dessas comunidades", explica. O professor acrescenta dizendo que "para estabelecer os diálogos com a cultura e a educação escolar, tomamos as práticas socioculturais das comunidades quilombolas no processo de leitura de mundo e problematização da realidade no processo de ensino-aprendizagem", destaca.

O Curso é destinado à capacitação de professores, gestores e demais atores sociais envolvidos em educação escolar quilombola das redes municipal e estadual de educação de Arraias. Esta primeira turma conta com 50 participantes.

 Equipe

 Professores Formadores

Ms. Cássyo Lima Santos
Dra. Jorgeanny de Fatima Rodrigues Moreira
Dr. Kaled Sulaiman Khidir (Coordenador)
Ms. Rogério Ribeiro Coelho

Apoio

Itamar Pereira da Silva Júnior - Técnico
Tainan Gonçalves de Souza – Estagiária bolsista

Parcerias

Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – PROEX
Laboratório de Educação Matemática - LEMAT
Secretaria Municipal de Educação de Arraias - SEMED Arraias
Diretoria Regional de Educação de Arraias – DRE Arraias
Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França

registrado em:
marcador(es): Arraias,Quilombola,Proex,Home
Fim do conteúdo da página