Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comissões discutem como serão os próximos cinco anos da UFT
Início do conteúdo da página
Saiba como colaborar com o PDI

Comissões discutem como serão os próximos cinco anos da UFT

Written by Daniel dos Santos | Published: Monday, 21 September 2020 14:35 | Last Updated: Tuesday, 22 September 2020 09:42

Os próximos cinco anos da UFT estão em discussão pela comunidade acadêmica até o fim de 2020. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que é o documento que norteia isso, é uma construção coletiva pela comunidade acadêmica. A primeira fase de construção do documento foi finalizada.

Entre os meses de setembro e novembro, ocorre a segunda fase, na qual foram formadas nove comissões divididas por áreas de discussão. Essas discussões irão ocorrer até novembro, para o plano ser votado em dezembro no Conselho Universitário (Consuni) e ser implementado a partir de 2021 pelos próximos cinco anos.

O pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Lemus, explica o que foi realizado até agora. “O começo foi com o Fórum de Inovação Acadêmica, em 2019, para a construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que é o coração do PDI, voltado ao aspecto pedagógico. Desde então, foram definidos cinco desafios da universidade e seus objetivos, através de reuniões online com participação em média de 70 pessoas”.

Ele acrescenta que as discussões tem como base três instrumentos: as exigências do Inep, objetivos estratégicos da UFT e o diagnóstico do PDI anterior. “Tem sido muito bom porque traz uma reflexão a todos que estão participando para que a gente possa atingir a excelência, com conceito 5 e inovação pedagógica”.

Saiba quais são as comissões e a agenda de reuniões

1. Comissão – Planejamento, Desenvolvimento
e Gestão (Proap, Proad, Gabinete)
2. Comissão – Graduação (Prograd)-
3. Comissão - Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq)
4. Comissão – Extensão Universitária (Proex) –
5. Comissão – Assistência Estudantil (Proest)
6. Tecnologias de Educação (Coordenação de UAB/EAD)
7. Comissão – Gestão de Pessoas (Progedep)
8. Comissão – Infraestrutura (Prefeitura / STI / SBB)
9. Comissão de Comunicação (SUCOM / RÁDIO)

O que é o PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento norteador do planejamento estratégico de uma Instituição de Ensino Superior (IES), no caso a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Nele constam as estratégias, objetivos, metas e ações que serão adotadas para se atingir a missão da Universidade.

É no PDI que se encontram as políticas de ensino, pesquisa e extensão, tripé fundador de qualquer instituição de Ensino Superior, trazendo ainda as ações de gestão da Instituição, no que tange à sua organização administrativa, financeira e orçamentária, de infraestrutura e responsabilidade de inclusão social e desenvolvimento.

Quem elabora?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025 da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está sendo construído com a participação de toda a Comunidade Universitária por meio dos seus representantes nas Comissões que elaborarão as políticas institucionais e as ações que nortearão o futuro da Instituição.

Essa construção abrange elementos como diagnóstico de cenários, análise de relatórios e levantamento de desafios. Essas análises irão fornecer elementos para se estabelecer a missão, a visão de futuro e os valores da instituição para o período de 2021-2025.
Neste ano, devido a Covid-19 todos os processos estão sendo realizados via online com a participação da comunidade. Na aba lateral “Formulário de Participação” pode ser acessado o formulário para participação onde toda a comunidade em geral pode opinar e sugerir na construção do PDI, e na aba “Comissões de Construção do PDI 2021-2025” estão os documentos produzidos e palestras proferidas.

 

registrado em:
marcador(es): Reitoria,Geral,Proap,Home
Fim do conteúdo da página