Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora tem artigo publicado em revista científica Qualis A
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Professora tem artigo publicado em revista científica Qualis A

Written by Caroline Falcão | Published: Friday, 10 July 2020 23:14 | Last Updated: Monday, 13 July 2020 08:40

A professora Maria Irenilce Barros do Câmpus de Miracema teve seu artigo artigo intitulado "Conspiração em torno do governo Dilma e seu impeachment na fala dos tucanos: regime de poder e de verdade" publicado na Revista Científica Qualis A - Acta Scientiarum no mês de junho. O artigo foi elaborada ente os meses de março e abril durante a pandemia e faz parte de sua atividade de pesquisa e consta ainda no relatório da universidade como estudo desenvolvido durante o período de isolamento social.

Acta Scientiarum. Language and Culture, ISSN 1983-4675 (impresso) and ISSN 1983-4683 (on-line), é publicada pela Editora da Universidade Estadual de Maringá-Eduem, na modalidade publicação contínua. A revista publica artigos nas áreas de Letras e Linguística. Este periódico tem por objetivo viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação; publicar resultados de pesquisas envolvendo inovações de ideias e de propostas científicas; disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica e criar condições para o debate científico nas áreas de Letras e Linguística.

Resumo do artigo

À esteira da Análise do Discurso (AD) francesa e do pensamento de Michel Foucault, especialmente, a acepção de verdade e poder, este artigo analisou o discurso de posse da reeleição de Aécio Neves à presidência do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), ocorrida na ‘12ª Convenção Nacional do PSDB’, em 5 de julho de 2015, valendo-se do método arquegenealógico como ferramenta, já que essas noções contribuem com o batimento descrição-interpretação. Considera-se que o corpus representa fator relevante para compreender a condução do trajeto pelo qual se construiu o impeachment de Dilma Rousseff, uma vez que componentes linguísticos revelados na materialidade foram reverberados pela mídia hegemônica, justiça e em espaços sociotecnológicos. Percebeu-se que enunciados, como, ‘pedaladas fiscais, crise, corrupção’ etc., serviram para este fim. Estes elementos enunciativos passaram a ser explorados diariamente pelos meios de comunicação, transformando-se em sensacionalismo midiático contra Dilma e PT. Tais enunciados fizeram-se presentes, ainda, em falas dos opositores político-ideologicamente dos petistas, tornando-se, não somente práticas discursivas, mas também práticas não discursivas, haja vista que esses termos, associados a outros, (de)marcaram o cotidiano da população, induzindo, sobremaneira, para manifestações contra o governo, seja nas ruas e/ou nas redes sociais. A tônica do texto de Aécio incide sobre dois pontos que se opõem: tece elogios à gestão do PSDB; difama e deprecia a administração de Dilma, avaliando-a negativamente. Após as análises, considerou-se que a fala do tucano reúne informações para provocar a destituição da Presidenta, com a finalidade de substituir seu governo por outro, cujo teor ideológico diferencie-se com o apresentado até então. Em relação à democracia, concluiu-se que esse termo perpassa o discurso de forma contraditória: por um lado, o tucano reforça ser por ela que se luta e, por isso, a defende; porém, na verdade, ele a usa com o intuito de, em breve, (cor)rompê-la.

 

registrado em:
marcador(es): Psicopedagógico,Miracema
Fim do conteúdo da página