Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Matrículas para os WebMinicursos da “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC” seguem até 8 de julho
Início do conteúdo da página
Atenção ao prazo

Matrículas para os WebMinicursos da “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC” seguem até 8 de julho

Written by Vivian Costa (Assessoria de Comunicação da SBPC) | Edição: Samuel Lima | Published: Thursday, 02 July 2020 17:56 | Last Updated: Thursday, 02 July 2020 21:02
São 18 minicursos online com temas diversos. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de julho. Confira a programação e participe!

As inscrições das matrículas para os WebMinicursos da “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC” se encerram no dia 19 de julho. Serão ofertados, ao todo, 18 WebMinicursos, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. A programação conta com atividades como, por exemplo, “Modelos físicos-matemáticos no enfrentamento da covid-19″ e “O que o Sars-CoV-2 e a covid-19 nos ensinam sobre virologia?”  A lista completa dos minicursos online está disponível neste link.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou na última quinta-feira, 18, a realização da Mini Reunião Anual Virtual, uma versão online e reduzida de sua 72ª Reunião Anual, que aconteceria de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus, ainda com nova data a definir. Mas, para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira em que tradicionalmente aconteceria o encontro, a SBPC organiza, entre os dias 12 e 24 de julho, uma série de atividades virtuais, como conferências e painéis, que serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube da SBPC e compartilhados na página do Facebook da entidade (@SBPCnet), além dos WebMinicursos, com assuntos de diversas áreas do conhecimento.

O evento virtual é gratuito e aberto a todos, mas os interessados em participar de um ou mais WEBMinicursos precisam se inscrever até o dia 8 de julho e pagar uma pequena taxa. Os minicursos online contarão com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 8 a 19 de julho, e a última ao vivo, pelo Zoom, será realizada em data específica, na semana de 20 a 24 de julho. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas até o dia 19 de julho e à aula ao vivo.

Destaques da programação

A sessão de abertura da “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC” será no dia 12 de julho, às 18h30. Já as conferências e painéis ocorrerão entre os dias 13 e 17 de julho.

Entre os destaques das conferências, estão “A pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS”, proferida pelo médico Dráuzio Varella, a reflexão sobre “As mudanças climáticas e o planeta”, por Paulo Artaxo, e uma apresentação sobre “A educação nos novos tempos”, cujo conferencista será o filósofo Renato Janine Ribeiro.

Os painéis também trazem discussões importantes sobre o momento social e político do País, como “A situação da CT&I no Brasil”, que será coordenado pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e contará com a participação de Pedro Wongtschowski (MEI), o deputado Alessandro Molon (CD), Sergio Machado Rezende (UFPE) e Fábio Guedes Gomes (Fapeal). Também será debatido o tema “O Brasil pós-pandemia”, em sessão coordenada por Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, e que contará com referências da área da saúde, como César Gomes Victora (UFPel), e da sociologia e ciência política, como Maria Hermínia Tavares de Almeida (USP), entre os participantes.

Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/mini-ravirtual/.

registrado em:
marcador(es): Home,SBPC
Fim do conteúdo da página