Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT inicia semana de reuniões online para discussão de novas práticas pedagógicas
Início do conteúdo da página
participe

UFT inicia semana de reuniões online para discussão de novas práticas pedagógicas

Written by Daniel dos Santos | Published: Monday, 29 June 2020 12:34 | Last Updated: Monday, 29 June 2020 12:40

A UFT inicia nesta semana as reflexões junto a comunidade acadêmica para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), documento que norteia o ensino, pesquisa e extensão na instituição.  Abaixo estão as respectivas datas das reuniões em cada câmpus, que serão realizadas de forma online. Fique atento.

O objetivo é discutir o cenário formativo da UFT, problemas contemporâneos, pesquisas e práticas desenvolvidas referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão, priorizando mitigar os índices de retenção e evasão, com vistas à elaboração de políticas institucionais.

O resultado dos trabalhos subsidiará a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional – PPI, para potencializar a qualidade da formação na graduação e na pós-graduação da UFT, evidenciando a identidade institucional.

Acesse a sala virtual para a discussão no seu câmpus:

Araguaína - 02 de julho - 15h

Arraias - 30 de junho - 9h30

Gurupi - 07 de julho - 9h (será atualizado assim que a sala virtual estiver disponível)

Miracema - 07 de julho - 15h (Chave para acesso: 65800)

Palmas - 01 de julho - 15h (Link para transmissão à comunidade acadêmica)

Porto Nacional - 30 de junho - 15h

Tocantinópolis - 02 de julho - 15h

O que é o PPI?

O PPI fundamenta todo o trabalho educativo desenvolvido na Universidade, tanto na graduação quanto na pós-graduação e integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Por meio do PPI, o colegiado organiza o projeto pedagógico do curso. Para os alunos, os efeitos são as melhorias dos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho também perpassa pelas atividades dos técnicos ao orientar, por exemplo, as ações dos servidores das bibliotecas, secretarias acadêmicas e laboratórios.

Com o conhecimento desse documento, há uma compreensão mais ampla sobre o papel social da Universidade.

Motivos para participar

A pró-reitora de Graduação, Vânia Passos, pontua os diversos fatores pelos quais o envolvimento da comunidade na discussão sobre o PPI é importante:

- O PPI é o documento que embasa as práticas de ensino, pesquisa e extensão na UFT, e envolve todos que se relacionam à estas atividades.

- Estudantes, professores e técnico-administrativos poderão contribuir para a construção do que desejam que a UFT seja, em conformidade aos objetivos institucionais.

- Além da contribuição de cada um, participar do processo também representa amadurecimento aos próprios envolvidos na discussão para a compreender a visão sistêmica das ações pelos propósitos definidos no PPI e PDI.

Quem pode participar? Como?

Toda a comunidade acadêmica deve participar do processo de construção do PPI, por meio dos sete grupos de trabalhos instituídos em cada câmpus. Os interessados devem procurar a direção de seu câmpus.

Grupos de trabalho

GT 1: Metodologia de Ensino – Inovação pedagógica: desafios conceituais e metodológicos para o ensino e à aprendizagem; relação teoria e prática; respeito ao outro e às culturas, tecnologias educacionais.
Presidente: Ana Carmem de S. Santana.

GT 2: Avaliação de Cursos– Avaliação interna e externa de cursos: indicadores e critérios; avaliação por área de conhecimento.
Presidente: Clarete de Itoz

GT 3: Estrutura e Conteúdo Curricular - Matriz formativa; flexibilização curricular; pré-requisitos; formas de oferta de disciplinas; objetos de conhecimento – competências e habilidades (dcns); creditação da extensão.
Presidente: Eduardo Cezari

GT 4: Avaliação de Programas de Formação Acadêmica e Assistência Estudantil – Apoio aos alunos-ingressantes, programas e impactos na formação, avaliação da aprendizagem, tecnologias educacionais.
Presidente: Fernando S. Barros

GT 5: Ingresso na UFT – objetos de conhecimento; conexão educação básica e educação superior; ideal universitário e realidade da formação básica.
Presidente: Ladislau do Nascimento

GT 6: Egresso UFT – Formação e Mundo do Trabalho; perfil do egresso; formação profissional.
Presidente: Eduardo Simões

GT 7: Internacionalização – qualidade do ensino, pesquisa e extensão; desafios conceituais e metodológicos; responsabilidade social, pedagógica, econômica, cultural e política; conexão com a educação básica; objetivos; respeito ao outro e às culturas.
Presidente: Thelma Lage


registrado em:
marcador(es): Prograd,Geral,Home
Fim do conteúdo da página