Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Resultados da Avaliação Institucional reforçam importância da participação da comunidade
Início do conteúdo da página
CPA 2019

Resultados da Avaliação Institucional reforçam importância da participação da comunidade

Written by Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Published: Wednesday, 10 June 2020 09:57 | Last Updated: Monday, 19 October 2020 12:24

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) deu início à divulgação dos resultados publicados no Relatório de Avaliação Institucional (RAI) da UFT relativo ao ano de 2019. A CPA é um órgão de  representação acadêmica e social permanente, responsável pelo processo de avaliação interna institucional. A íntegra do RAI de 2019, que teve boa participação da comunidade acadêmica, é acessível pelo link abaixo:

O relatório traz a percepção de técnicos, docentes e discentes sobre questões fundamentais da UFT, divididas em cinco eixos:

  • planejamento e avaliação institucionais;
  • desenvolvimento institucional;
  • políticas acadêmicas;
  • políticas de gestão;
  • infraestrutura.

Com os dados obtidos por meio da participação da comunidade universitária é possível avaliar o desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade;o nível de transparência das ações; a qualidade da infraestrutura - entre outras questões - o que possibilita subsidiar o planejamento e adequação das políticas acadêmicas e institucionais executadas pela gestão superior.

A presidente da CPA, professora Kátia Rose Pinho, destacou a relevância da participação da comunidade universitária: "É importante que a comunidade acadêmica, principalmente a parcela participante, tenha o retorno do trabalho da CPA e conheça mais a UFT. Se apropriar dos resultados da avaliação institucional induz ao trabalho para mitigar as nossas fragilidades". Kátia Rose complementa que "avaliar a Universidade não é apenas cumprimento da legislação. Antes é poder saber da saúde da Universidade e de como ela está se desenvolvendo, ou reagindo às políticas adotadas pela gestão", pondera.

Para Kátia Rose, o RAI 2019 denota a preocupação da CPA com os cursos em vulnerabilidade avaliativa (com conceitos 1 e 2, na escala que vai até 5), o que possibilita a tomada de ações para reverter o quadro. Destaca também a inclusão do item "Voz da Comunidade" no RAI, permitindo que a comunidade opinasse livremente sobre questões e problemas considerados relevantes. "Ouvir a comunidade é fundamental para traçar novos caminhos para a UFT", frisa Kátia Rose, enfatizando a importância da parceria com a Superintendência de Comunicação (Sucom), para que a comunidade universitária tenha conhecimento do Relatório de Avaliação Institucional. "A gente espera que isso motive a comunidade a participar novamente, pois a Campanha de Avaliação Institucional para o relatório de 2020 será realizada agora no segundo semestre. Muito já se fez ao longo desses 17 anos, contudo, ainda temos muito a melhorar”, finaliza.

Confira, abaixo, cards com os resultados colhidos do Relatório de Avaliação Institucional de 2019:

capa RAI 2019 (Arte: Job/Sucom)O Relatório

O RAI 2019 sofreu algumas alterações para dar mais atenção à avaliação da comunidade acadêmica em cada um dos cinco eixos do Sinaes, e deixou de apresentar a extensa relação de indicadores presente nos relatórios anteriores. Mesmo com mudanças, Kátia Rose reitera que "a essência do Relatório, qual seja, a voz da comunidade acadêmica, está destacada na sua íntegra, e convida a todos e todas para conhecer melhor a instituição na qual trabalhamos, estudamos, ensinamos, aprendemos”.

A “Voz da Comunidade” é um campo aberto, ao final do questionário de avaliação, para que o entrevistado deixasse sua opinião (observação, crítica e/ou sugestão). Segundo a CPA, o novo campo enriquece as informações contidas no documento, pois a análise passa a ser não apenas quantitativa, mas também qualitativa. Além disso, ao final da avaliação de cada Eixo a CPA sugere recomendações para melhorar os problemas apontados.

O Relatório de Avaliação Institucional foi postado no sistema e-MEC no dia 27 de março e pode ser acessado clicando aqui.

Para saber mais sobre o trabalho da CPA clique aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página