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LATO SENSU

UFT inicia formação de professores voltada ao atendimento de crianças autistas na escola pública

Written by Neuracy Viana (Projeto TEA-TDCI) | Edição: Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Published: Friday, 05 June 2020 09:15 | Last Updated: Friday, 05 June 2020 15:39

Aula inaugural do curso de pós-graduação lato sensu ocorre nesta sexta-feira, 05, às 19 horas, via videoconferência

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto de Pesquisa e Extensão de Desenvolvimento Regional do Centro Norte Brasileiro (Ipex-Regional), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, por meio do Projeto TEA – TDIC, dão início nesta sexta-feira (05) ao Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A aula inaugural será realizada às 19 horas, via videoconferência, com a participação de alunos; professores; da vice-reitora da UFT, Ana Lúcia Medeiros; da secretária estadual de Educação, Adriana Aguiar; do senador Eduardo Gomes; de representantes de associações voltadas para o autismo; de coordenadores do projeto; e demais convidados.

A especialização visa à formação de professores de escolas públicas da rede estadual de ensino que atuam no atendimento a crianças da educação especial. Neste primeiro curso, participam da formação 50 professores que foram selecionados por meio de edital. O curso, cuja carga horária é de 360 horas, vai abordar amplamente conceitos e fundamentos, o diagnóstico do autismo, os elementos da psicologia e da saúde, e também vai tratar da questão das tecnologias enquanto instrumentos mediadores do processo ensino-aprendizagem.

Além do curso de pós-graduação lato sensu, o projeto TEA-TIDIC prevê ainda um curso na modalidade stricto sensu, a realização de ciclos de palestras em municípios tocantinenses, uma cartilha informativa sobre o TEA, um livro e um vídeo-book. Com a pandemia do Coronavírus, para suprir as necessidades do projeto, também foram introduzidas lives semanalmente ou a cada 15 dias sobre a temática, com a participação de professores, pesquisadores e convidados. Desde o dia 2 de abril, quando começaram a ser transmitidas, já foram realizadas oito lives.

O Projeto TEA-TDIC é desenvolvido sob a coordenação geral do professor doutor George França, e coordenação adjunta da professora doutora Kátia Rose Pinho.

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