Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da UFT atuam em parceria com equipe francesa no desenvolvimento de diagnóstico da Covid
Início do conteúdo da página
cooperação internacional

Pesquisadores da UFT atuam em parceria com equipe francesa no desenvolvimento de diagnóstico da Covid

Written by Gihane Scaravonatti | Revisão: Paulo Aires | Published: Wednesday, 03 June 2020 18:31 | Last Updated: Thursday, 04 June 2020 12:24

Imagem referência (Fonte: PPGCTA/divulgação)O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), do Câmpus de Palmas, começou a atuar, em parceria com pesquisadores franceses, no desenvolvimento e adaptação de uma metodologia para diagnóstico da Covid-19. O método consiste no uso de nanopartículas de ouro bioconjugadas com anticorpos para a detecção do vírus SARS-COV-2. Segundo a professora Glêndara Martins, membro do PPGCTA e responsável pela parceria com a equipe francesa, a perspectiva é desenvolver um diagnóstico em que o resultado saia em cinco minutos, com custo inferior a US$ 10 (dólares) por teste. “A ideia é que se tenha uma compatibilidade entre emissão e absorção de espectro para as partículas de ouro ajudarem, ou pelo menos permitirem, a fluorescência, levando ao diagnóstico rápido e de baixo custo.  A equipe da França já está com a parte experimental avançada e temos dados relevantes. Nos próximos dias, devemos publicar um short communication com os resultados preliminares obtidos”, destaca Glêndara.

Projeto integra rede nacional formalizada pela UFT 

O projeto faz parte de uma Rede Nacional de Cooperação que está sendo formalizada pela UFT - por meio de seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) - com instituições como a Universidade de Brasília (UnB), o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), a Universidade de São Paulo (USP) e as federais de Goiás (UFG), Minas Gerais (UFMG) e Fluminense (UFF). “O PPGCTA nos trouxe essa demanda e o NIT tem envidado esforços para a formalização da Rede. O documento já foi construído e será encaminhado para avaliação e assinatura das instituições nos próximos dias. Uma rede de cooperação desse porte é inédita na UFT e acreditamos que a parceria entre essas grandes instituições trará excelentes frutos”, ressalta Claudia Auler, coordenadora do NIT. A equipe executora será coordenada pelo professor Ricardo Azevedo, da UnB, e aguardam-se resultados de editais de fomento, tais como o do CNPq (MCTIC/CNPQ/FNDCT/MS/SCTIE/DECIT 07/2020) para pesquisas de enfrentamento à Covid, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves.

O coordenador do PPGCTA, professor Alex Fernando de Almeida, lembra que a execução do projeto é de extrema importância no cenário atual, inserindo o Programa numa demanda de urgência mundial. “A consolidação da cooperação abrirá inúmeras oportunidades para a UFT no contexto do ensino e da pesquisa de ponta”, afirma ele.

registrado em:
Fim do conteúdo da página