Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT confecciona protetores faciais para profissionais da saúde pública de Palmas
Início do conteúdo da página
CIÊNCIA EM AÇÃO!

UFT confecciona protetores faciais para profissionais da saúde pública de Palmas

Written by Cynthia Barreto | Edição: Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Published: Tuesday, 31 March 2020 17:19 | Last Updated: Wednesday, 01 April 2020 17:08

Impressão de EPIs em laboratório da UFT no Câmpus de Palmas (Foto: Kleber Abreu/Sucom)Impressão de EPIs em laboratório da UFT no Câmpus de Palmas (Foto: Kleber Abreu/Sucom)

Protetores serão entregues a profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19  e que sofrem com a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Para ajudar os profissionais do sistema público de saúde de Palmas a se proteger no Covid-19 (novo Coronavírus) a Universidade Federal do Tocantins (UFT) está produzindo desde o último dia 25 de março, Protetores Faciais em Impressão 3D, por meio do Projeto Higia.  A confecção está sendo feita no Laboratório Audiovisual do Curso de Arquitetura e Urbanismo pelos professores e pesquisadores Patrícia Orfila e Warley Gramacho e o acadêmico de engenharia elétrica Nilson Flávio Gomes Coelho.

No momento a produção é feita com duas Impressora 3D, uma do Laboratório Audiovisual do Curso de Arquitetura e Urbanismo e a outra cedida pelo estudante da Engenharia Elétrica Nilson Flávio Gomes Coelho. O arquivo usado para produzir a peça é aberto e está disponível para download na internet.

Gramacho (e), Patrícia (ao fundo) e Coelho (d) trabalham na produção das peças (Foto: Kleber Abreu/Sucom)Gramacho (e), Patrícia (ao fundo) e Coelho (d) trabalham na produção das peças (Foto: Kleber Abreu/Sucom)A impressora 3D é capaz de produzir a haste de suporte a folha de acetato, que fica na frente como proteção. O acetato usado foi obtido por doação da comunidade externa à UFT. No momento a expectativa é produzir aproximadamente cinco mil máscaras. Para que isso seja possível, a UFT fez uma parceria com o Ministério Público do Trabalho em Araguaína, representado pela procuradora Cecília Amália Cunha Santos, para disponibilização de verba e aquisição imediata de novas impressoras bem como matéria prima para impressão e produção. Além disso, mais recursos estão em fase de aquisição através do Comitê Extraordinário Covid-19 da UFT.

A interlocução com o MPT de Araguaína foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas (Neuza), que já mantinha diálogo com o MPT por meio do projeto Ubuntu. A articulação foi encabeçada pela professora Kênia Gonçalves Costa (coordenadora do PPGCult e pesquisadora do Neuza) a partir do contato com a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, professora Maria Santana Milhomem, que também é do docente do PPGCult.

De acordo com o professor Warley Gramacho, o grupo que está trabalhando com esse projeto está à disposição para dialogar com voluntários que tenham impressoras 3D e queiram emprestá-las para a produção desses protetores. “Pedimos à comunidade acadêmica e externa que se tiverem o equipamento e a disponibilidade que, por favor, nos procurem para que possamos dar velocidade à produção”, informa. Atualmente já foram produzidas e distribuídas algumas mascaras para a equipe de saúde do Hospital Geral de Palmas.

Para a pesquisadora Patrícia Orfila, tudo o que a Universidade Pública puder fazer no sentido de contribuir para a prevenção ou no combate ao Coronavírus é de imensa importância, tendo em vista se tratar de uma situação de Pandemia, segundo a Organização Mundial de Saúde. “Tanto recursos humanos como equipamentos e espaços da Universidade, podem e devem ser utilizados em benefício da sociedade. A situação emergencial exige conhecimento técnico aplicado, criatividade, decisões rápidas e desburocratizadas, para fazer melhor uso dos recursos em curto espaço de tempo. O uso de impressoras 3D para a produção de EPIs tem se mostrado uma ação assertiva de pesquisadores, estudantes e voluntários em várias partes do Brasil, demonstrando a relevância da ciência  e a função social da Universidade”, destaca.

Voluntariado/contribuição

O estudante Coelho que se voluntariou para ajudar na confecção destes protetores faciais diz que a ideia é “ajudar, mas precisaria de mais ajuda”, se referindo à necessidade de mais impressoras 3D e doações de mais suprimentos. Segundo o acadêmico, “quando passar toda essa situação, acho que meu sentimento vai ser de alívio, por saber que ajudei pessoas de todas as classes sociais”.

Os interessados em contribuir com a produção das máscaras, seja por meio do empréstimo de uma impressora 3D ou por meio de doação da matéria prima, acetato, usada na confecção, basta acessar este link e descobrir em qual das opções o voluntário de encaixa.

 

Fim do conteúdo da página