Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Unidades de Saúde de Miracema recebem ações do PET Saúde/Interprofissionalidade
Início do conteúdo da página
ação

Unidades de Saúde de Miracema recebem ações do PET Saúde/Interprofissionalidade

Written by Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Published: Thursday, 13 February 2020 12:07 | Last Updated: Thursday, 13 February 2020 14:28

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde/Interprofissionalidade promoveu, na última terça-feira (11), uma série de ações de intervenção junto à população e aos servidores em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Miracema e na Policlínica do município.

O trabalho foi realizado pelos integrantes do  PET em questão, que são os acadêmicos  dos cursos de graduação da UFT e Unitins, dos cursos de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Nutrição e Educação Física, além dos preceptores (trabalhadores dos diversos pontos da Atenção  Básica de Miracema e do Hospital Geral de Palmas) e tutores (professores da UFT e Unitins).

Após o trabalho, os integrantes do projeto se reuniram com os trabalhadores das unidades de Saúde para uma discussão e avaliação da atividade, no auditório da UFT. Os temas abordados acompanharam o perfil epidemiológico de cada unidade atendida: na UBS Alaídes, “Gravidez na Adolescência e Violência”; na UBS Correntinho, “Hipertensão e Diabetes”; na UBS Filomena, “Hanseníase; na UBS Raimundo Bela, “Violência e Infecções Sexualmente Transmissíveis(IST)” e,  na Policlínica,” Acolhimento”.

O Programa

O PET-Saúde/Interprofissionalidade foi lançado pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação (SGTES) e é fruto da parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Miracema com a UFT e Unitins. O programa foi um dos 188 projetos inscritos no país e o único aprovado no Estado do Tocantins.

A professora Giselli Tamarozzi, uma das responsáveis pela ação, explica que o programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho caracterizando-se como instrumento para a qualificação em serviço dos profissionais da saúde e constitui-se, hoje, como uma das principais estratégias de indução de mudanças nos processos de  formação profissional.

A Educação Interprofissional (EIP), tema da atual edição do PET, consiste em uma abordagem reconhecida pela Organização Mundial da Saúde com comprovada capacidade para melhorar a qualidade dos sistemas de saúde, tornando os serviços de saúde mais resolutivos, a partir do desenvolvimento de práticas profissionais mais colaborativas.

Destaca-se ainda, que o PET-Saúde/Interprofissionalidade faz parte do conjunto de atividades previstas no plano de ação do Brasil para implementação da EIP, conforme chamado feito pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no ano de 2016. (Com informações da professora Giselli Tamarozzi)

 

 
Fim do conteúdo da página