Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MEC aprova Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Doenças Tropicais
Início do conteúdo da página
HDT-UFT

MEC aprova Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Doenças Tropicais

Written by Daianni Parreira (HDT/UFT) | Revisão: Paulo Aires | Published: Friday, 24 January 2020 16:23 | Last Updated: Monday, 27 January 2020 08:19

Residentes em atividades no HDT - UFTCom enfoque em doenças tropicais, o Ministério da Educação (MEC) aprovou por meio de comunicado do dia 17/01/2020 disponível no site, oito vagas para residências multiprofissionais no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT),  assim sendo distribuídas: 4 para a enfermagem, 2 para nutrição e 2 para psicologia. A instituição faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas e fica situada em Araguaína (TO).

As turmas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Doenças Tropicais terão a duração de dois anos. O pré-requisito para concorrer às vagas é a conclusão da graduação na área pretendida e ter disponibilidade para 60 horas semanais de dedicação. Será ainda ofertada uma bolsa no valor de R$ 3.330,00 aos residentes. Mais informações serão divulgadas no edital de seleção, previsto para ser publicado no mês de fevereiro.

Para o gerente de ensino e pesquisa, Antônio Oliveira dos Santos Júnior, esta é uma grande conquista por ser a primeira residência nesta modalidade, em Araguaína. “O programa permitirá a qualificação da assistência prestada à população do município e região com a formação de novos profissionais, fortalecendo o ensino e o ambiente de discussão acadêmica”.

O coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional de Saúde (Coremu), professor Wagner Mariano, lembra que o projeto foi submetido ao MEC em 2018 e é fruto de discussões dos membros, formado por multiprofissionais com intuito de atender o anseio da unidade hospitalar para a formação continuada em doenças tropicais.

Saiba mais

O programa tem o objetivo de formar profissionais especialistas em Saúde Coletiva com Ênfase em Infectologia, através de metodologias ativas de aprendizagem a partir das vivências de serviço, para o desempenho de ações de cuidado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo por base um modelo assistencial que visa o desenvolvimento dos processos formativos sociais e regionais de caráter multiprofissional e consequente melhoria na qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 
registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página