Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Artigo da UFT sobre pesquisa com vacinas é publicado na revista Scientific Reports, da Nature
Início do conteúdo da página
GURUPI

Artigo da UFT sobre pesquisa com vacinas é publicado na revista Scientific Reports, da Nature

Written by Samuel Lima | Published: Friday, 18 October 2019 14:00 | Last Updated: Friday, 18 October 2019 16:33

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Vacinas, no Câmpus de Gurupi (Foto: Divulgação)A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Vacinas, no Câmpus de Gurupi (Foto: Divulgação)

A última edição da revista Scientific Reports - Nature (publicado em 1º de outubro), trouxe um artigo de um trabalho inovador desenvolvido no Câmpus da UFT em Gurupi. Trata-se de uma nova forma de emulsificar vacinas que pode reduzir custos e aumentar a eficácia no tratamento de clostridioses em ruminantes e pequenos ruminantes. O avanço já teve a patente requerida junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

O professor Alex Sander Rodrigues Cangussu, do curso de Engenharia de Bioprocessos e também do Mestrado em Biotecnologia da UFT é o orientador do trabalho.Ele explica que a publicação na revista Scientific Reports - Nature faz parte da linha de desenvolvimento de vacinas para controle de ruminantes e pequenos ruminantes, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2013. A pesquisa já está depositada no Inpi, "por representar um método inovador para a emulsificação de toxina inativada de Clostridium novyi typo B (C.novyi) em emulsão água-oleo (W/O) na proporção de 40/60, sendo aplicável em etapas de formulação de vacinas de múltiplos antígenos e de amplo importância industrial". Ele diz que a etapa de adsorção é fundamental na etapa de fabricação de vacinas e que o novo método - desenvolvido por meio da pesquisa - é importante para garantir a alta eficácia vacinal, com ganhos e interesse industriais para melhoria das vacinas empregadas atualmente. "Nossos resultados mostraram potencialidade a importância da emulsificação por não provocar efeito adversos após etapa de analises de inoculação, e com efeito no estímulo do sistema imunológico de camundongos Swiss imunizados quando associado a alfa toxina inativada", explana.

O docente destaca a importância do trabalho, porque mostra a capacidade técnica e a responsabilidade dos alunos na geração de produtos inovadores. "A discente Mellanie Karoline está integrada no LaBVac desde o 4º período quando ainda cursava a graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Esta publicação é parte do seu Mestrado em Biotecnologia, desenvolvido aqui na UFT em Gurupi. Assim, esta resposta é importante para a divulgação e motivação dos nossos alunos", pontua o docente.

Para Mellanie Karoline do Carmo Félix, que faz o curso de doutorado na Rede Bionorte e é uma das autoras do artigo, a publicação demonstra que é possível desenvolver trabalhos renomados com dedicação e interação entre institutos de pesquisa, sendo, portanto, uma motivação adicional para todos os colegas da áreas. "Graças à UFT consegui me formar e me pós-graduar em uma instituição de renome e próximo a minha família, contribuindo e despertando meu interesse profissional com disciplinas referentes a área da produção vacinal", conta a doutoranda, que graduou-se em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela UFT em 2016, ingressando em seguida no Mestrado em Biotecnologia também pela UFT e agora está no doutorado.

Para Tullio Teixeira Deusdará, servidor técnico de laboratório (LabVac), participante da pesquisa e também doutorando pela Bionorte, a publicação numa revista de renome como a Scientific Reports "demonstra o quanto o grupo de pesquisa está empenhado no desenvolvimento de nossa região". Ele diz ainda que o trabalho trouxe reconhecimento e valorização das pesquisas já desenvolvidas. "Conseguimos grandes avanços, com participação em projetos, publicações de resumos e agora publicação deste artigo. Além disso, é válido ressaltar o apoio da UFT para os servidores técnicos se qualificarem", relata o doutorando.

A solicitação de patente traz, além de Alex Cangussu, Mellanie Karoline e Tullio Deusdará, os nomes de Raimundo Wagner de Souza Aguiar (docente), Lucas Samuel Soares Santos (docente), Cristiano Bueno de Moraes (docente), Aldinei Maria Carneiro (pós-graduando) e João Paulo Rosa Costa (pós-graduando), que auxiliaram em etapas da pesquisa.

Aproximação com setor produtivo

O professor Alex Cangussu frisou também que o laboratório (LabVac) está aberto para uma maior aproximação com o produtor. "Nosso objetivo é aumentar essa interação com o setor produtivo, visando a melhoria da produção animal, atendendo às demandas de produtores da nossa região, com redução de custos". Ele ressalta que a UFT tem condições de atuar para além da formação de recursos humanos, interagindo com a sociedade e promovendo o desenvolvimento regional por meio de parcerias.

Fim do conteúdo da página