Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ação no HDT-UFT reforça o compromisso dos profissionais com a segurança do paciente
Início do conteúdo da página
DIA MUNDIAL

Ação no HDT-UFT reforça o compromisso dos profissionais com a segurança do paciente

Written by Daianni Parreira - UCS/HDT-UFT​ | Published: Wednesday, 18 September 2019 15:42 | Last Updated: Wednesday, 18 September 2019 15:46

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiu à campanha lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta terça-feira (17), referente ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. O tema central abordado em todo país foi “Fale pela segurança do paciente”, e teve o objetivo de diminuir ou eliminar riscos relacionado aos cuidados na assistência à saúde.

Empregados e estudantes do HDT-UFT elaboraram frases na qual os conteúdos estavam alinhados a afirmação “Segurança do Paciente: esse é meu compromisso”, e foram construindo um painel que ficará exposto até o final da semana no Hall do hospital. A atividade foi realizada pelo Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQVS) em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) com a construção de um painel e demonstração de falhas nos processos através da Teoria do Modelo do Queijo Suiço de James Reason.

De acordo com o chefe do SGQVS, Jáder José Rosário da Silva, o primeiro passo para a prevenção do erro na saúde é admitir que ele é possível e está presente no cuidado. “É de extrema importância que os atuais e futuros profissionais de saúde reconheçam o impacto das dimensões da qualidade, no desenvolvimento de estratégias para melhorias no funcionamento dos estabelecimentos de saúde. Uma assistência insegura pode contribuir para elevar a morbidade e mortalidade, que em algumas situações são evitáveis”.

A atividade também apresentou estratégias para implementar o aplicativo VIGIHOSP, reforçando a importância das notificações para a prevenção de danos, fortalecendo as ações da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (UGRA), e facilitando o processo decisório em ações para melhoria na qualidade dos serviços prestados aos pacientes.

“O grande desafio é mudar a cultura existente, cujo foco está no individuo envolvido no evento e direcionar para as causas relacionadas aos riscos; Só com essa mudança de paradigma conseguiremos diagnosticar e tratar adequadamente os riscos, pois diminuiremos a subnotificação, o que irá facilitar a tomada de providências pela UGRA e NSP”, explicou a enfermeira Raimunda Almeida, chefe da Unidade.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,HDT,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página