Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Atividades alusivas ao Setembro Amarelo movimentam câmpus da UFT
Início do conteúdo da página
PARTICIPE!

Atividades alusivas ao Setembro Amarelo movimentam câmpus da UFT

Written by Samuel Lima | Published: Monday, 02 September 2019 17:08 | Last Updated: Monday, 02 September 2019 17:33

Em Tocantinópolis servidores fizeram ações nas salas de aula (Foto: Divulgação / RH do Cãmpus)Em Tocantinópolis servidores fizeram ações nas salas de aula (Foto: Divulgação / RH do Cãmpus)

Selo Mais Vida (Arte: Job/Sucom)Com panfletagem, entrega de laços amarelos, inauguração de mural e convites para eventos e palestras,  tiveram início nesta segunda-feira (02), nos câmpus da UFT, diversas ações alusivas à campanha do Setembro Amarelo. A campanha, iniciada ainda em 2015, é de prevenção ao suicídio, e é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria; na UFT as programações integram as ações do Programa de Promoção à Vida e à Saúde Mental - Programa Mais Vida.

De acordo com o presidente do Programa Mais Vida, professor Carlos Mendes Rosa, todas as campanhas de prevenção e suas ações têm a função de conscientizar as pessoas para despertar o interesse e conhecimento para a realidade do adoecimento psíquico, das formas de adoecimento ligadas à depressão, outros transtornos mentais e ao suicídio. Segundo Mendes Rosa, os processos de adoecimento psíquíco também têm a ver com aspectos discursivos, em que o indivíduo não conseguiu elaborar simbolicamente questões de sua vida, eventos traumáticos que o levam a sofrer, e que culminam com o sofrimento posterior. "Diferente de outros aspectos da vida, quando eu falo da maneira como eu encaro a minha vida, isso faz com que eu mude a forma de encarar a minha vida. Convidamos as pessoas a refletir sobre o sofrimento psíquico, a falar disso - tanto da divulgação quanto das possibilidades de elaboração dessas formas de sofrimento", disse. As ações são voltadas tanto para a comunidade acadêmica quanto para a externa.

Confira, abaixo, parte do cronograma das ações para o Setembro Amarelo nos Câmpus da UFT nestes primeiros dias:

Local Data Ação
Reitoria / Palmas         02set19  Blitz Educativa (panfletagem, entrega de laços amarelos e convite para evento)
   04set19     Evento 'Diálogos sobre Saúde Mental na Universidade'
Gurupi         02set19  Abertura da Campanha Setembro Amarelo e Palestra com o tema 'Mitos e Verdades sobre o Suicídio
Arraias         02set19  Panfletagem e distribuição de lacinhos da campanha
Miracema         05set19  Panfletagem sobre o Setembro Amarelo nos portões do Câmpus
Tocantinópolis         06set19  Oficina de Consciência Corporal
Araguaína         09set19  Oficina sobre Metodologias de Ensino - Público-Alvo: Professores (UFT)
Porto Nacional         13set19  Oficina 'Acolher quem acolhe compartilihando responsabilidades' (profª Gláucia Rocha - Câmpus de Miracema)

Confira algumas imagens das atividades desenvolvidas nesta segunda-feira:

Setembro Amarelo - Programação Diálogos (Arte: Job/Sucom)Diálogos sobre Saúde Mental

Nestas quarta e quinta-feiras (4 e 5 de setembro), no Câmpus de Palmas, o Programa Mais Vida promoverá uma série de atividades intitulada "Diálogos sobre Saúde Mental na Universidade", com início às 8h e com a realização de oficinas, mesas-redondas e apresentação de dados do Programa. As atividades (clique na imagem ao lado) ocorrerão no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). As inscrições podem ser efetuadas pela internet (http://bit.do/eventomaisvida).

A titular da Coordenação de Qualidade de Vida e segurança no Trabalho, Ariadne Feitosa, a intenção com os eventos é envolver toda a comunidade acadêmica (alunos, técnicos, docentes e terceirizados) no debate sobre a saúde mental. "É primordial isso. Precisamos falar sobre esse tema tão emergente e cheio de tabus. É importante que a comunidade acadêmica participe dos debates e das palestras para conhecer mais de perto o assunto e até para saber enfrentar, buscar apoio ou pelo menos indicar os caminhos", enfatizou.

 

 

Fim do conteúdo da página