Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comitê de Ética em Pesquisa do HDT-UFT participa de projeto de qualificação da Conep
Início do conteúdo da página
APRIMORAMENTO

Comitê de Ética em Pesquisa do HDT-UFT participa de projeto de qualificação da Conep

Written by Daianni Parreira | Published: Wednesday, 03 July 2019 09:59 | Last Updated: Wednesday, 03 July 2019 09:59

 Comitê de Ética em Pesquisa do HDT-UFT participa de projeto de qualificação da Conep (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT) Comitê de Ética em Pesquisa do HDT-UFT participa de projeto de qualificação da Conep (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT)Os membros do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (CEP HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) se reuniram nesta quinta-feira (27) com as consultoras Valéria Helena e Simone Senna, com intuito de integrarem ao Projeto de Qualificação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep)​. O Hospital Universitário fica instalado no município de Araguaína (TO), e oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas e parasitárias.

O projeto de qualificação é uma ação de ensino e aprendizagem conjunta da Conep, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Ministério da Saúde (MS) em parceria com o PROADI-SUS (Hospital Moinhos de Vento) que visa educar e promover o reconhecimento entre os CEPs e a Conep, com intuito de padronizar o trabalho administrativo dos Comitês, fortalecer a análise e discussão ética e os CEPs em suas respectivas instituições.

A consultora Valéria Helena da Silva explicou que o projeto tem dois eixos, sendo um de reconhecimento, que compreende uma leitura do trabalho administrativo desenvolvido e de análise ética para conhecer sobre a atuação do comitê; e um outro educativo, por meio das visitas in loco. “São os próprios membros dos comitês que realizam o diagnóstico, pois são eles que conhecem a sua realidade e estão aptos para definirem quais as ações devem conter no plano de melhoramento, junto com nossa equipe de qualificação”, disse.

Para o coordenador do CEP HDT-UFT, professor Diógenes de Sousa, o projeto é bastante relevante, tendo em vista o propósito do comitê em assegurar que os projetos de pesquisa desenvolvidos no hospital estejam dentro dos padrões éticos estabelecidos pela Conep/ CNS/MS, resguardando a integridade e dignidade dos participantes da pesquisa.

Sobre o CEP HDT-UFT

O Comitê foi instituído pela Reitoria da UFT por meio da Portaria n° 1.164 de 23 de junho de 2016 e credenciado pelo Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde em 26 de agosto de 2016, através da Carta Circular nº 176/2016.

O CEP HDT-UFT é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, criado com a finalidade de analisar, sob os aspectos éticos e científicos, os protocolos de pesquisa a serem desenvolvidos por pesquisadores do HDT e dos cursos de graduação e pós-graduação da UFT do Câmpus de Araguaína.

A análise dos protocolos visa resguardar a integridade e dignidade dos participantes da pesquisa, contribuindo assim para o desenvolvimento da pesquisa científica dentro dos padrões éticos na Instituição.

Além das ações deliberativas, o CEP HDT-UFT também realiza atividades de natureza consultiva e educativa, esclarecendo dúvidas de pesquisadores sobre os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos e promovendo palestras e cursos de capacitação para a comunidade e membros internos do Comitê.

Clique e acesse a página do CEP.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página