Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para Capacitação em Gestão Documental iniciam nessa terça, 21
Início do conteúdo da página

Inscrições para Capacitação em Gestão Documental iniciam nessa terça, 21

Written by Thuany Gonçalves | Revisão: Paulo Aires | Published: Wednesday, 22 May 2019 14:35 | Last Updated: Wednesday, 22 May 2019 17:21

Direcionada aos profissionais que atuam em arquivos ou desenvolvam atividades de gestão de documentos e demais interessados na gestão da informação da Universidade, a Diged organizará a "Capacitação e Princípios em Gestão Documental". A inscrição pode ser realizada por meio de cadastro online, no link , no período compreendido entre o dia 21/05/2019 até às 12h do dia 27/05/2019 (ou até atingir o número máximo de cadastros – quando o sistema será bloqueado para novas inscrições). A capacitação será realizada no auditório do Bloco IV, do Câmpus de Palmas.

A primeira parte da capacitação ocorrerá nos seguintes dias:

28/05/2019 - das 08 às 12h e

29/05/2019 - das 08 às 12h, ficando a critério do servidor a escolha do dia para a participação.

A segunda parte da capacitação será uma aula prática, que acontecerá nos setores. Para a realização dessa etapa, é necessário que os interessados façam o agendamento a partir do dia 03/06/2019, pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Para a diretora de Gestão Documental, Juliana Ferraro, a capacitação visa oferecer diretrizes básicas sobre questões referentes à sistematização dos documentos, padronização, acondicionamento e instruções para gestão documental, a começar da produção até a destinação."Dessa forma, é possível fazer com que os servidores e setores comprometam-se com a política pública institucional da UFT, conquistando assim a salvaguarda da memória e do patrimônio documental, fundamentais no processo de decisão administrativa, bem como à melhoria da qualidade na prestação dos serviços à comunidade acadêmica aos cidadãos.

 

Manual de Gestão Documental 

O Manual de Gestão Documental para a Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi aprovado. O documento foi elaborado pela equipe da Diretoria de Gestão Documental (Diged), composta pela professora Juliana Ferraro, a arquivista Rassa Kelly Santos e o analista de TI Rogério Nogueira.

O Manual foi aprovado pela CPADoc (Comissão Permanente de Avaliação de Documentos), consonante à Política de Gestão Documental da UFT (Resolução Consuni nº 18, de 17 de maio de 2018), que visa racionalizar a produção, a classificação, o fluxo, a avaliação, a guarda e a recuperação dos acervos essenciais à comprovação e à preservação dos documentos de interesse histórico, cultural e científico.

O Manual traz em seu texto diretrizes para o desenvolvimento da gestão documental no âmbito das unidades desta instituição, desde a produção de documentos à sua destinação final.

Para a professora Juliana Ferraro, no decorrer das atividades da instituição, a crescente massa documental ocupa espaço físico e, se não organizada, dificulta as tarefas comprometendo assim a qualidade e eficiência no acesso às informações. "Assim, esperamos que o Manual possa contribuir para a otimização das nossas atividades (meio e fim), e que todos tenham um maior apoio na realização de suas incumbências, não somente no processo decisório, mas, também, para garantir transparência nos procedimentos administrativos, bem como os direitos dos cidadãos e a preservação da memória da nossa  UFT", pontuou.

O Manual é uma compilação de diversos procedimentos e práticas arquivísticas para garantir a uniformidade da organização do acervo documental da instituição, orientando aqueles que trabalham com documentos em qualquer estágio do seu ciclo documental e de sua tramitação.

Para acessar o documento, acesse o link.

 

registrado em:
marcador(es): Home,Diged
Fim do conteúdo da página