Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Gurupi oferece 80 vagas distribuídas em quatro cursos de graduação
Início do conteúdo da página
VESTIBULAR 2019/2

Câmpus de Gurupi oferece 80 vagas distribuídas em quatro cursos de graduação

Written by Bruna Santos | Supervisão: Samuel Lima | Published: Monday, 11 March 2019 15:03 | Last Updated: Tuesday, 12 March 2019 17:29

O Vestibular 2019/2 realizado pela Comissão Permanente de Seleção (Copese/UFT) segue com as inscrições abertas até o dia 14 de março. Entre os seis câmpus da Universidade que irão ofertar vagas para o vestibular, o de Gurupi disponibilizará 80, distribuídas entre quatro cursos de graduação, sendo eles, Agronomia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal e Química Ambiental.

Agronomia 

 O curso de Agronomia está voltado para todas as etapas da agropecuária, do plantio e da criação de rebanhos à comercialização da produção. O estudante do 9º período de Agronomia, Bruno Ferrara, diz  que " a Agronomia é um ótimo curso, tem ampla abrangência. Nossa universidade está sendo cada vez mais reconhecida no mercado de trabalho. Os professores são ótimos, a maioria possui doutorado", afirma Ferrara ao também concluir que são muita boas as perspectivas para o mercado profissional pelo fato de estar em formação numa região em que se tem conhecimento sobre as condições edafoclimáticas.

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

A Biotecnologia é a ciência que utiliza sistemas biológicos (microrganismos, células animais, células vegetais, enzimas) para desenvolver ou modificar processos e produtos. A graduanda do 10º período do curso, Amanda Tenório, afirma que a Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia possui grande potencial para explorar as áreas das ciências exatas devido a localização geográfica do Estado, além de garantir a contribuição positiva da Universidade na produção da tecnologia e inovação. "A UFT,especificamente o Câmpus de Gurupi, possui uma visão de ser referência na produção de tecnologia e inovação nas áreas das ciências agrárias e biotecnológicas, fato que contribui diretamente para que o curso de graduação de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia tenha um foco maior de pesquisas voltadas para esta área de atuação (agrárias), devido a localização geográfica do Estado do Tocantins, que é marcada pelo processo de mecanização e expansão das atividades agropecuárias", diz a estudante, que completa afirmando que além desse foco, a grade curricular do curso abrange disciplinas nas áreas da Biotecnologia aplicado à indústria de alimentos e bebidas, Microbiologia Industrial, Biotecnologia Ambiental, Genética, Enzimologia, entre outras, que dão diretrizes para que o profissional formado atue em outras áreas além das agrárias. A estudante finaliza ainda, garantindo a multidisciplinaridade do curso e do mercado de trabalho. 

Engenharia Florestal 

 O curso de Engenharia Florestal objetiva a formação de profissionais habilitados a proteger o meio ambiente, planejar, organizar e dirigir o uso dos recursos florestais em benefício da sociedade, sem deixar de conservar o equilíbrio dos ecossistemas.

Química Ambiental 

O curso de Química Ambiental, tem como objetivo, formar profissionais capazes de planejar, analisar processos de transformação Ambiental (resíduos poluentes e toxicológicos), como perspectiva para o desenvolvimento de processos no aproveitamento dos recursos naturais e manutenção da qualidade ambiental, com vistas à geração e implantação de tecnologias capazes de preservar o meio ambiente, ou revitalizar ambientes degradados. A estudante do 8º período de Química Ambiental, Roberta de Brito Vasconcelos, afirma que para entrar no curso, é necessário determinação e gostar das áreas que o curso abrange, além de destacar sobre a infraestrutura que a Universidade oferece aos alunos. A estudante completa ainda, que no mercado de trabalho, é possível atuar em 13 das 16 atribuições descritas pelo Conselho Regional de Química. A estudante tem como um de seus objetivos, fazer mestrado para especialização em química orgânica para uma futura atuação como professora universitária. "São sonhos implantados através dos estímulos que os professores oferecem", afirma Roberta. 

Conheça a UFT 

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem 64 cursos de graduação, com 641 professores doutores e 345 professores mestres, distribuídos em sete Câmpus. As aulas da graduação presencial são ministradas, atualmente, para mais de 15 mil estudantes de todas as grandes áreas do conhecimento humano. A Universidade tem Câmpus nas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. A oferta de vagas neste vestibular atinge seis dos sete Câmpus; apenas Tocantinópolis não terá vagas ofertadas neste processo seletivo.

Cronograma Vestibular 2019/2

As inscrições ficam abertas por meio do site da Comissão Permanente de Seleção (Copese/UFT) até às 23h59 do dia 14 de março de 2019. De acordo com o cronograma, a relação preliminar das inscrições confirmadas será divulgada no dia 26 de março, com homologação prevista para o dia 9 de abril. A prova desta edição do Vestibular ocorrerá no dia 19 de maio. Confira todo o cronograma no Edital de Abertura

 

 

Fim do conteúdo da página