Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Bio-óleo e nanocelulose serão apresentadas em feira tecnológica
Início do conteúdo da página
Unitec

Bio-óleo e nanocelulose serão apresentadas em feira tecnológica

Written by Bruna Santos | Supervisão: Samuel Lima | Published: Wednesday, 21 November 2018 10:14 | Last Updated: Thursday, 22 November 2018 15:05

A I Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec) que ocorrerá nestas quarta e quinta-feiras (21 e 22), das 17h às 22h no Câmpus da UFT em Palmas, receberá exposições de produtos e serviços  de diversas áreas diferentes, entre elas, do Agronegócio. As professoras Raquel Marchesan e Lívia Cassia, do colegiado de Engenharia Florestal (Câmpus de Gurupi), desenvolveram juntamente com o auxílio de alunos e professores por meio de Projeto de Pesquisa e Extensão, a nanocelulose e o bio-óleo, produtos que contribuem positivamente para o Agronegócio.

O aluno do curso de Engenharia Florestal, Elias de Assis, comenta sobre o conhecimento acadêmico obtido durante a realização do projeto. "O projeto realizado com a professora Lívia sobre nanocelulose foi realizado durante um ano e com ele pude aprender a respeito de uma área que até então eu desconhecia, aprendendo sobre as diversas aplicações da nanocelulose para o setor florestal e a trabalhar em laboratório."

Confira abaixo as imagens e as descrições de cada produto:

  • Bio-óleo 

Bio-óleo Bio-óleo (Foto: Divulgação)Obtido da queima de fontes lignocelulósicas, o bio-óleo é considerado como uma alternativa complementar às fontes fósseis no processo de fabricação de combustíveis e outros produtos químicos como as da indústria da química fina, farmacêuticos, detergentes fibras sintéticas, plásticos, fertilizantes, lubrificantes, solventes, ceras, coque, asfalto, entre outros.

O bio-óleo tem como contribuição a utilização como fertilizante, pesticida e na geração de energia, além de possuir componentes antioxidantes que são utilizados na indústria de fármacos. É um produto renovável que pode substituir os derivados de petróleo.

 

  •  Nanofibras de Celulose 

Nanofibras de Celulose Nanofibras de Celulose (Foto: Divulgação)As nanofibras de celulose são estruturas com dimensões nanométricas obtidas a partir de fontes lignocelulósicas. É um material renovável, biodegradável e apresenta grande potencial de aplicação nas mais diversas áreas devido às suas excelentes propriedades. Nanocelulose, por ser considerada um bioplástico,  pode ser utilizada  na substituição de embalagens plásticas como a de pesticidas por exemplo, que também são produtos a base de petróleo. Além disso, utiliza resíduos orgânicos na sua produção, diminuindo o impacto causado pela geração dos gases de efeito estufa na incineração dos mesmos a céu aberto. É um produto renovável e biodegradável, causando menos impacto ao meio ambiente.

 

I UNITEC 

A UFT, em parceria com o Sebrae, Fieto, e com as Instituições de Ensino Superior (Unitins, IFTO, Unirg, Ceulp/Ulbra, Católica do Tocantins e Itpac) está organizando a I Unitec (Feira Tecnológica Universidade Empresa), que ocorrerá nos dias 21 e 22 de Novembro de 2018, no Câmpus da UFT em Palmas.
Este evento promoverá a aproximação entre a academia e o setor produtivo, no qual os nossos pesquisadores terão a oportunidade de apresentar as suas tecnologias e serviços inovadores para a comunidade acadêmica, empresários e sociedade. Sendo assim, o objetivo maior da nossa participação é promover o licenciamento e a transferência das tecnologias desenvolvidas no âmbito da UFT, cumprindo assim com seu papel no desenvolvimento científico e tecnológico da região Norte e do Brasil.

Leia mais
Fim do conteúdo da página