Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos do primeiro período vencem Maratona Tecnológica em Palmas
Início do conteúdo da página
SECCOMP

Acadêmicos do primeiro período vencem Maratona Tecnológica em Palmas

Written by Thais Oliveira | Supervisão: Poliana Macedo | Published: Wednesday, 24 October 2018 08:57 | Last Updated: Wednesday, 24 October 2018 17:48

Acadêmicos do primeiro período do Curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) venceram a competição Hackathon Desafios dos Peixes, uma maratona tecnológica que contou com cinco equipes que apresentaram suas soluções com a criação de um tipo de programa que solucionassem problemáticas levantadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pesca e Aquicultura) de Palmas. As equipes apresentaram soluções em forma de softwares e hardwares para produção de aquicultura, piscicultura e pesca na região. 

O Hackathon fez parte da XI Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação da UFT (Seccomp), realizada dos dias 17 ao dia 20 de outubro

Willyãn, Rômane e Levi, da esquerda pra direita, vencedores do Hackathon (Foto: Clenio Araujo/Embrapa Pesca e Aquicultura)

Levi Barbosa Rodrigues Fonseca, Rômane Moreira Ribeiro Santos e Willyãn Arruda de Araújo são da equipe Turing e apresentaram o "Fish Tech: gerenciamento para piscicultura". Os alunos ficaram em primeiro lugar e, como premiação, irão para o Campus Party de São Paulo, evento que acontecerá de 12 a 17 de fevereiro, em 2019.

Maratona

A maratona foi realizada para desenvolver soluções, para uma determinada área, a Embrapa ficou responsável para trazer os problemas relacionados a produções de peixes às equipes. Estes foram divididos em três categorias: pesca artesanal, inteligência territorial e piscicultura. A ideia da maratona foi permitir ao aluno, se envolver com o universo empresarial e ao mesmo tempo didático, por meio das soluções tecnológicas, como uso de softwares e hardwares, aplicativos, sites. 

A temática da maratona foi "Como melhorar a experiência de pesca e aquicultura utilizando facilidades digitais no estado do Tocantins?". A intenção foi aprimorar de forma eficiente as atividades piscicultura, aquicultura e pesca. 

Equipes

A equipe Turing, vencedora do primeiro lugar, apresentaram o "Fish Tech", que trouxe a ideia baseada na Aquicultura que é a criação extensiva de peixes, e também na produção semi-extensiva em que são usados tanques. Trabalharam mais detalhadamente na estrutura física do problema. A proposta foi pensada como estratégia de agregar sensores que captam as características físicas da água com a temperatura e o teor de oxigênio, PH. A plataforma permite ao produtor, a diminuição do grau de complexidade destes aspectos, facilitando as demandas de produção. Há um agregação de softwares e hardwares, que neste caso são a lógica e os sensores.  

A equipe que ficou em segundo lugar, a FabricaDeSoftware, composta pelos acadêmicos Cassia Gabriela Silva Pereira, Denilson Santos Sobrinho Junior e Rafael da Costa Silva, desenvolveu um site para cadastro dos produtores e um site que tivesse simulação de custo de produção. Exemplificando, um produtor sempre produziu o peixe de espécie Tilápia, agora pretende produzir Tambaqui, mas não sabe os custos que terá na produção, por exemplo quantos quilos de ração deveria ser usada para que a produção fosse lucrativa, espaço de produção etc. 

Os terceiros classificados na maratona, equipe Sharknado, composta por Adailson Aguiar Campos Junior, Daniel Arrais de Carvalho e Nareilson Bispo de Souza, elaboraram um aplicativo de celular, em que o produto preenche seus custos, permitindo também compartilhamentos com outros produtores, a estratégia destes era permitir uma interação com outros produtores, o que poderia gerar competição no mercado. 

As três equipes ganharam entradas para participar do V Startup Weekend Palmas, marcado para os dias 23, 24 e 25 de novembro na Faculdade Católica do Tocantins, em Palmas.

Confira as fotos!

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página