Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > "De que riem os indígenas" é a nova exposição do Corredor Cultural
Início do conteúdo da página
PROEX

"De que riem os indígenas" é a nova exposição do Corredor Cultural

Written by Vinicius Venâncio | Supervisão: Samuel Lima | Published: Friday, 21 September 2018 12:18 | Last Updated: Friday, 21 September 2018 15:48

A nova exposição do Programa Corredor Cultural, que tem com o tema "De que riem os indígenas", foi aberta na manhã desta sexta-feira (21). A cerimônia ocorreu no local da exposição, no hall do Bloco IV (Reitoria) do Câmpus de Palmas, com a presença da artista Ana Carolina Fialho de Abreu.

A exposição vem como uma homenagem para os povos das comunidades Krahô, Hôxwas e Llamichus, com quem teve contato devido aos seus estudos de campo sobre os grupos indígenas que possuem um cômico ritual, cuja função social é fazer rir. “São figuras que estão em suas comunidades para fazer rir e para denunciar, pois se trata de um riso crítico, um riso irônico”, disse Abreu.

“Essas figuras do cômico ritual surgem em rituais específicos, ligados à natureza. Eles possuem outra cosmovisão", continuou a artista, “são outras culturas e a ideia é trazer para esse Corredor Cultural essas diferentes culturas que estão sempre ausentes para nós para que possamos ampliar nosso mundo poético, artístico e político sobre o riso.”

A abertura da exposição de Ana Carolina contou com roda de conversa com a artista e os estudantes Francisco de Holanda do curso de Licenciatura em Teatro e Giovana Kurovski, do curso de Filosofia, quando abordaram detalhes sobre a vivência na aldeia Krahô (Manoel Alves Pequeno) e na mediação de cânticos indígenas e vissungos.

Programa

O Corredor Cultural é um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins que visa ocupar o espaço expositivo localizado no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins, o Bloco IV, no Câmpus da UFT em Palmas. O objetivo é abrir um espaço para as artes plásticas e visuais, reafirmando a Universidade como espaço da arte e da cultura. O programa é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).

Confira a galeria de fotos na abertura da exposição:

registrado em:
Fim do conteúdo da página