Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Palmas será sede de Observatório de Geofísica Espacial
Início do conteúdo da página
Pesquisa Científica

Câmpus de Palmas será sede de Observatório de Geofísica Espacial

Written by Bruna Santos | Supervisão: Samuel Lima | Published: Friday, 24 August 2018 14:07 | Last Updated: Thursday, 30 August 2018 09:50

Auroras boreais são efeitos visuais da precipitação de partículas energéticas na terra (Foto: Pixabay CC0)Auroras boreais são efeitos visuais da precipitação de partículas energéticas na terra (Foto: Pixabay CC0)O Câmpus de Palmas será sede de um observatório de geofísica espacial. O observatório será um dos 11 já espalhados pelo mundo. A instalação dos equipamentos está sendo realizada desde a última segunda-feira (20) pelo físico Dr. Kazuo Makita que veio do Japão especialmente para auxiliar na criação do Observatório.

O também físico Washington Luis Carvalho explica que a Terra possui uma proteção magnética, o campo magnético. Com ajuda de satélites foi possível observar que em determinadas regiões esse campo de proteção encontra-se enfraquecido e, em função disso, pode haver a precipitação de partículas energéticas na Terra. Segundo ele, a maior concentração dessa precipitação está na região central da América do Sul. Um efeito visível da entrada dessas partículas é a aurora boreal, que ocorre nas regiões polares do planeta.

Ainda segundo Carvalho, a precipitação dessas partículas pode causar diversos fatores prejudiciais a saúde e intensificar outros já existentes, como por exemplo, o câncer de pele. Por isso é importante fazer o acompanhamento das oscilações que vem ocorrendo.

A equipe da pesquisa é composta pelos professores Salmo Sidel, Everton Silva e Washington Luis Carvalho, que estão sendo acompanhados pelo físico Makita. Os equipamentos e antenas estão sendo instalados em um área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Palmas. Os equipamentos captarão as informações que serão transformadas em dados e serão enviados aos computadores do Observatório que estão sendo instalados na UFT.

Makita trabalha há 20 anos na área da Geofísica e faz visitas anuais aos pontos onde estão instalados os observatórios.

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página