Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ação no HDT-UFT reforça os benefícios da ginástica laboral para os profissionais
Início do conteúdo da página
Qualidade de vida

Ação no HDT-UFT reforça os benefícios da ginástica laboral para os profissionais

Written by Daianni Parreira | Published: Friday, 27 April 2018 17:43 | Last Updated: Friday, 27 April 2018 17:43

Com intuito de prevenir doenças ocupacionais, principalmente as relacionadas a esforços repetitivos e posturas inadequadas, o profissional de educação física, Willian Barbosa da Silva, coordena a ginástica laboral para os colaboradores do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), porém a adesão à atividade não é unânime, sendo necessária esta intervenção, por meio de campanha, realizada em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), desde esta quarta-feira (25) em todos os turnos de trabalho.

Willian explica que a ação educativa finalizada nesta sexta-feira (27), objetiva compartilhar conhecimentos básicos sobre a ginástica laboral através da distribuição de folder explicativo, principalmente para os profissionais que não conseguem participar. “A intenção é incentivar os empregados a refletirem sobre o seu dia de trabalho, planejando-o com base nos exercícios físicos de alongamento descritos no folder, uma rotina de trabalho que venha a contemplar atividades de prevenção a saúde, diminuindo ou eliminando condutas que depreciem a saúde do trabalhador”.

Durante ação referente a ginástica laboral no HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
Para o presidente da CIPA, analista administrativo em estatística, Laércio de Sousa Araújo esta atividade é uma poderosa ferramenta na prevenção das possíveis doenças ocupacionais. “Preocupados com a saúde corporal do nosso empregado a CIPA abraçou essa campanha e vem dando todo o apoio na disseminação das informações. Entendemos que uma ação importante se faz com e para pessoas importantes", frisou.

Em uma das abordagens, a enfermeira Gisleanne Lima de Sousa parabenizou pela iniciativa, levando em consideração a dinâmica do trabalho da assistência de enfermagem, diante das inúmeras atividades que desenvolvem no cotidiano, que podem ocasionar em má postura corporal durante a execução de alguns procedimentos. “Este é um trabalho de grande relevância, que provocam mudanças efetivas e profundas nas condições de trabalho que elevam a qualidade de vida dos trabalhadores no ambiente de trabalho”, finalizou.

A unidade hospitalar fica instalada em Araguaína (TO) e integra a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ofertando atendimento especializado em doenças infectocontagiosas e parasitárias para o município e região.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,HDT,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página