Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aquisição de novos equipamentos otimiza atendimento aos usuários no HDT-UFT
Início do conteúdo da página
Araguaína

Aquisição de novos equipamentos otimiza atendimento aos usuários no HDT-UFT

Written by Daianni Parreira | Published: Thursday, 05 April 2018 14:29 | Last Updated: Thursday, 05 April 2018 15:41

A aquisição de equipamentos modernos com a tecnologia de ponta, e a instrumentalização dos profissionais para o manuseio efetivo desses novos itens visa ao atendimento mais seguro, qualificado e humanizado aos usuários do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), localizado no município de Araguaína (TO). A unidade de saúde é especializada no tratamento de doenças infectocontagiosas e parasitárias e é o primeiro hospital universitário do Estado.

Durante o mês de março até início de abril, a equipe assistencial participou de capacitações para o manuseio dos novos aparelhos que já estão inseridos no cuidado aos pacientes, tais como: respirador mecânico, sistema fechado de aspiração, bomba de infusão, bisturis, desfibriladores e monitor multiparâmetro.

 Durante a capacitação referente ao monitor multiparâmetro (Foto: Daianni Parreira)

Capacitações

O fisioterapeuta, Rossine Ambrósio Alves, instrutor do sistema fechado de aspiração, explica que ao utilizar esse aparato, dispensa a necessidade de desconectar o paciente que está em uso de via aérea artificial. “É um risco a menos, ele fica mais seguro porque não vai interromper o oxigênio durante o procedimento de aspiração. O custo benefício é ótimo a longo prazo, é uma mudança de visão organizacional, melhoria da gestão, otimiza o custo e minimiza o risco ao usuário”, comentou.

Para a consultora de terapia, Luciana Faria de Oliveira, responsável por capacitar os profissionais para o uso adequado da bomba de infusão, “ela controla a medicação que vai para o paciente; é extremamente importante para que ele receba uma terapia adequada de acordo com o que for solicitado pelo médico. Equipamento moderno, um dos melhores que tem no mercado, no final quem ganha é o paciente, que recebe o material com maior qualidade”, disse.

Conforme esclarece Ricardo Antônio Minikovski, especialista designado para passar os princípios básicos de funcionamento do respirador mecânico, a função deste item é dar suporte ventilatório, respiração para o paciente quando ele alguma patologia, que o impede de respirar espontaneamente. O objetivo do curso foi também de identificar pequenos problemas que podem acontecer no funcionamento do equipamento que eles possam resolver sem ter que chamar a assistência técnica.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página