Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encontro Nacional de Coordenadores debate o estágio em Jornalismo
Início do conteúdo da página
17ª Edição

Encontro Nacional de Coordenadores debate o estágio em Jornalismo

Written by Paulo Botão/Abejor | Published: Wednesday, 21 February 2018 11:38 | Last Updated: Friday, 23 February 2018 11:05

O 8º Encontro FNPJ de Coordenadores de Curso de Jornalismo, que acontece em 19 de abril, na cidade de Palmas (T0), terá o tema “Ensino de Jornalismo: aspectos pedagógicos e de supervisão no exercício do estágio”. A atividade integra a programação do 17º ENPJ (Encontro Nacional de Professores de Jornalismo), que acontece de 18 a 20 de abril, realizado pela Abej (Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo) e organizado pelo Curso de Jornalismo da UFT (Universidade Federal de Tocantins).

O debate tem como objetivo permitir a troca de experiências entre coordenadores de curso sobre o tema, pois o estágio obrigatório para estudantes de Jornalismo é uma das mudanças determinadas pelas novas Diretrizes Curriculares para o ensino de graduação na área. A novidade envolve aspectos normativos e pedagógicos, além da relação com as entidades sindicais e as empresas e outras organizações que empregam profissionais formados.

O tema foi destacado durante o encontro anterior de coordenadores de curso, realizado em 2016, em Goiânia. Na oportunidade os gestores se debruçaram sobre a implantação de novos currículos a partir das diretrizes aprovadas no final de 2013. Entre os diversos aspectos inovadores, como a obrigatoriedade de TCCs individuais, definição de eixos de formação e ampliação da carga horária, a viabilização do estágio de forma a que contribua efetivamente com a formação dos alunos foi o que se apresentou como mais desafiador.

O encontro de coordenadores acontece no dia19 de abril (quinta-feira), das 10 às 12 horas, no  mini auditório do Complexo Laboratorial de Jornalismo da UFT, sob a coordenação do professor Paulo Roberto Botão, coordenador do Curso de Jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e secretário geral da Abej. A atividade é aberta a todos os participantes do 17º ENPJ.

Inscrições

As inscrições para o 17º ENPJ podem ser feitas até o dia 16 de abril de 2018, pelo site do evento. Podem participar professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de Jornalismo e as taxas de inscrição são diferenciadas para cada categoria de participantes, inclusive para sócios e não sócios da Abej.

Os participantes também podem apresentar trabalhos (comunicações científicas, relatos e pôsteres) no 13º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que ocorre durante o 17º ENPJ, nos dias 19 e 20 de abril. As apresentações podem ser feitas em cinco grupos de pesquisa, nas seguintes áreas: Atividades de Extensão; Ensino de ética e de Teorias do Jornalismo; Pesquisa na Graduação; Produção Laboratorial – Eletrônicos; Produção Laboratorial – Impressos e Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino.

Os trabalhos a serem apresentados podem ser enviados, por meio do site oficial do evento, até o dia 04 de fevereiro de 2018. http://www.fnpj.org.br/soac236/index.php/17enpj/17enpj

(Publicado originalmente pela Abej, disponível em http://www.abejor.org.br/novo/noticias/ler/915/Encontro_Nacional_de_Coordenadores_debate_o_estagio_em_Jornalismo )

registrado em:
marcador(es): Jornalismo,ENPJ
Fim do conteúdo da página