Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Psicologia vai debater o Sofrimento Psíquico na universidade
Início do conteúdo da página
MIRACEMA

Curso de Psicologia vai debater o Sofrimento Psíquico na universidade

Written by Samuel Lima | Published: Tuesday, 31 October 2017 17:33 | Last Updated: Friday, 03 November 2017 11:04

Detalhe do cartaz do evento (Foto: Divulgação)Com o objetivo de promover diálogo com estudantes para debater questões relacionadas com a saúde mental, o curso de Psicologia do Câmpus da UFT em Miracema vai promover um Ciclo de Debates sobre Sofrimento Psíquico na universidade, com início no dia 10 de novembro, a partir das 14h30. O Ciclo prosseguirá por mais três encontros, sempre no mesmo horário, nos dias 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro, na sala de audiovisual do Câmpus.

De acordo com informações dos professores coordenadores do Ciclo, serão abordadas questões como os "fatores de risco que expõem ao adoecimento como comportamento suicida, condições de desamparo, dificuldades acadêmicas, conflitos familiares, escassos recursos materiais e emocionais, processos de migração e exclusão que, presentes nas vidas de acadêmicos(as), podem somar-se às questões políticas e sociais contemporâneas e vir a exercer grave pressão sobre a saúde mental".

O evento é voltado os públicos acadêmico, docente e técnico-administrativo do Câmpus da UFT em Miracema, mas também aberto ao público em geral.

O primeiro debate, no dia 10 de novembro, vai abordar a questão do suicídio ("Sobrevivendo ao suicídio") e terá a professora Dr.ª Cristina Vianna como coordenadora. Segundo o texto de apresentação do primeiro debate, a temática "propõe a construção de um diálogo sobre o suicídio como uma questão de saúde coletiva e saúde mental, que precisa considerar a presença de fatores de risco e proteção na vida de cada pessoa, bem como levantar os aspectos psicossociais e psicológicos presentes no comportamento suicida", diz o texto de apresentação", enfatizando que o encontro tem  objetivo de orientar e acolher dúvidas sobre o tema, levando em conta a identificação de casos, a busca por ajuda profissional e a necessidade de uma rede de apoio institucional e de saúde mental.

Os outros temas versarão sobre “Desamparo contemporâneo”, dia 17 de novembro, sob a coordenação do professor Dr. Carlos Mendes Rosa; dia 24 de novembro sobre “Como ser estudante universitário e sobreviver na tentativa”, com coordenação do professor Dr. José Fernando Torres; e no dia 1º de dezembro o tema será “Processos de Exclusão na Vida Acadêmica”, coordenado pelo professor Dr. Ladislau Ribeiro do Nascimento.

registrado em:
marcador(es): Miracema,Home,Psicologia
Fim do conteúdo da página