Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dois cursos de mestrado da UFT recebem nota 4 da Capes
Início do conteúdo da página
STRICTO SENSU

Dois cursos de mestrado da UFT recebem nota 4 da Capes

Published: Wednesday, 20 September 2017 11:01 | Last Updated: Wednesday, 20 September 2017 17:25

A Universidade Federal do Tocantins(UFT) recebeu, mais uma vez, excelentes resultados de avaliação. Desta vez, com os Programas de Pós-Graduação Gestão de Políticas Públicas (Gespol) e Modelagem Computacional (PPGMCS), que subiram da nota 3 para 4, na avaliação quadrienal (2013-2017) realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada na última terça-feira (19).

O coordenador do Curso de Mestrado em Gestão de Políticas Publicas, Waldecy Rodrigues, diz que essa conquista é de toda a comunidade acadêmica e que ela demonstra o alto nível de qualidade do curso e da instituição. "Para nós foi muito importante chegar a esta nota 4. Isso mostra a qualidade do programa e que ele está realmente sendo bem estruturado, bem recebido pela sociedade e reconhecido nacionalmente. Essa nota abre novas perspectivas para o curso que agora também pode se tornar um doutorado profissional. Recebemos esse 4 com muito orgulho aqui na universidade", pontuou.

Para o coordenador do Mestrado em Modelagem Computacional, David Nadler Prata, que assumiu a coordenação desde a sua implantação em 2012,  o resultado gera impactos para toda a região norte. "Essa avaliação é relevante não só para a UFT e para o estado do Tocantins, mas para toda a região norte, que atualmente ainda não possui um Doutorado na área de Modelagem Computacional. Com esse 4 alcançado teremos a oportunidade para  submeter uma proposta, e quem sabe conseguir abrir um doutoramento na área", explica.

Ainda de acordo com Prata, este é um momento importante, pois  premia o esforço de cada trabalhador da instituição - envolvido direta ou indiretamente - para a formação de profissionais qualificados, além de ser um estímulo para continuar investindo em estratégias para alcançar cada vez mais a qualidade no ensino. “É como se fosse um alimento de energia para que o curso esteja sempre se renovando, para que estejamos sempre nos recriando. este é o resultado de um trabalho de toda a equipe, e aí eu incluo alunos, professores, técnicos, estagiários, e instituição como um todo", disse.

Sobre a avaliação da Capes

Segundo informações da Capes, foram analisados programas com, pelo menos, um ano de funcionamento. As comissões utilizam como base para a avaliação as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período avaliado, por meio de uma plataforma. Os critérios de avaliação consideram cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. Saiba mais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página