Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos destacam importância da premiação no III Seminário Integrado em Araguaína
Início do conteúdo da página
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Acadêmicos destacam importância da premiação no III Seminário Integrado em Araguaína

Written by Samuel Lima | Published: Friday, 31 March 2017 19:31 | Last Updated: Tuesday, 04 April 2017 11:07

Surpresa, incentivo, alegria, satisfação! Estes foram alguns dos sentimentos elencados pelos estudantes bolsistas de iniciação científica que foram premiados durante o III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (III Siepe), realizado no Câmpus de Araguaína esta semana. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFT, Raphael Sanzio Pimenta, o destaque dado com a premiação faz parte do papel da Universidade de "valorizar as pesquisas e estímular a melhoria constante na formação dos discentes".

Professor Edviges (e) e Adriano Dias Gomes Karajá (Foto: Antonio Carlos / Divulgação)Professor Edviges (e) e Adriano Dias Gomes Karajá (Foto: Antonio Carlos / Divulgação)Pela primeira vez, um estudante indígena foi agraciado em primeiro lugar. Adriano Dias Gomes Karajá, do curso de Geografia do Câmpus de Araguaina, disse que jamais imaginaria ganhar a honraria. "É um sinal de que estamos no caminho certo", pondera o discente. Ele frisa ainda que a premiação vai contribuir sobremaneira com seus estudos e para a vida acadêmica. "A UFT nos auxilia em nossos trabalhos junto ao nosso povo, mas o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) proporcionou uma pesquisa mais aprofundada".

O estudo premiado de Adriano Karajá traz um recorte dos grafismos do povo karajá-xambioá. "Durante o desenvolvimento das ações, pude perceber o impacto que esses grafismos vem sofrendo quando se deparam com a cultura do não-indígena", explica o aluno, que agradeceu ainda ao orientador, professor Francisco Edviges Albuquerque, que sugeriu que sua pesquisa fosse transformada em livro, o que ocorreu em agosto de 2016, na obra "Aspecto Histórico e cultural do povo karajá-xambioá".

Professor Gianordoli e Lais durante premiação no III Siepe (Foto: Antonio Carlos Ribeiro / Divulgação)Professor Gianordoli e Lais durante premiação no III Siepe (Foto: Antonio Carlos Ribeiro / Divulgação)

 

Laís Ângelo de Abreu é do curso de Medicina Veterinária, e foi premiada em 1º lugar entre os trabalhos de Ciências Agrárias. Ela ressalta que "ser premiada em primeiro lugar na grande área de Ciências Agrárias é muito gratificante! É com satisfação que posso representar o curso de Medicina Veterinária de nossa universidade nessa conquista. Foram anos de estudo e dedicação, que se converteram em grandes resultados, não somente para a nossa comunidade acadêmica, mas para todos os envolvidos na cadeia de produção e reprodução animal". O orientador de Laís foi o professor Márcio Gianordoli Teixeira Gomes. O trabalhou versou sobre a "Caracterização de proteínas do plasma seminal de asininos da raça Pêga". Lais complementa afirmando que "a iniciação científica capacita de forma completa o profissional e, por esse motivo, vale a pena mergulhar de cabeça em tamanha oportunidade!"

Professor Rocha, Antoniana e a pró-reitora de Graduação, Vânia Passos (e p/ d) (Foto: Antonio Carlos Ribeiro / Divulgação)Professor Rocha, Antoniana e a pró-reitora de Graduação, Vânia Passos (e p/ d) (Foto: Antonio Carlos Ribeiro / Divulgação)

 

 

 Com o trabalho "Eletrodeposição de Óxido de Titânio", Antoniana Alves Feitosa, do Curso de Física do Câmpus de Araguaína, recebeu a premiação de 1º lugar na grande área de Ciências Exatas e da Terra". Ela destaca que ficou muito feliz com a premiação. "Não esperava, mas vejo essa premiação como consequência do esforço e dedicação que tive junto ao meu orientador (professor Alexsandro Silvestre da Rocha) e toda equipe que auxiliou para o desenvolvimento do projeto". Ainda segundo a discente, a premiação é um grande incentivo para a continuidade do projeto e visando o ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado). "Pretendo terminar a graduação e seguir a carreira acadêmica, com possibilidades de dar continuidade ao meu projeto de pesquisa ou até mesmo enriquecer meus conhecimentos na área".

Professora Cláudia e o aluno Oliveira com o prêmio de 1º lugar (Foto: Antonio Carlos Ribeiro / Divulgação)Professora Cláudia e o aluno Oliveira com o prêmio de 1º lugar (Foto: Antonio Carlos Ribeiro / Divulgação)

 

 

 

Na grande área de Ciências Biológicas e da Saúde, o vencedor foi Francisco Guttemberg dos Santos Oliveira, do curso de Biologia do Câmpus de Araguaina. Sob a orientação da professora Cláudia Scareli dos Santos, apresentou trabalho sobre a "Distribuição espacial das galhas foliares e avaliação da arquitetura da planta hospedeira ouratea spectabilis (Mart. Ex Egnl) Engl. (Ochnaceae).

 

 

 

 

Reconhecimento
O pró-reitor Raphael Sanzio Pimenta complementa afirmando que "para o acadêmico uma premiação como esta é de grande importância, porque é o reconhecimento do esforço dos estudos e da própria pesquisa que foi realizada".

Ele lembra ainda que, curricularmente, a premiação diferencia o acadêmico. "Possibilita, inclusive, uma melhor qualificação em muitos concursos e editais de seleção. O papel da Propesq é, com essa premiação, valorizar as pesquisas de excelência e estimular a melhoria constante na formação dos discentes da UFT", diz.

Confira no quadro abaixo a lista de todos os premiados no III Siepe:

PREMIAÇÃO DO 12° SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFT
CÂMPUS DE ARAGUAÍNA
27 a 29/03/2017

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS APLICADAS E LETRAS

1° LUGAR
ALUNO: ADRIANO DIAS GOMES KRAJÁ
ORIENTADOR: FRANCISCO EDVIGES ALBUQUERQUE
TÍTULO DO TRABALHO: PINTURAS CORPORAIS DO POVO KARAJÁ-XAMBIOÁ

2° LUGAR
ALUNO: DANIEL BUENO DA SILVA
ORIENTADORA: ROSARIA HELENA RUIZ NAKASHIMA
TÍTULO DO TRABALHO: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: POSSIBILIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA

3° LUGAR
ALUNA: KELLY CAROLYNE CIRQUEIRA ALVES
ORIENTADOR: EUCLIDES ANTUNES DE MEDEIROS
TÍTULO DO TRABALHO: MASSACRE DE ELDORADO DO CARAJÁS: MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS DA EXPLORAÇÃO E VIOLÊNCIA NAS TERRAS DO SUL DO PARÁ - 1995-2010


CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

1° LUGAR
ALUNA: ANTONIANA ALVES FEITOSA
ORIENTADOR: ALEXSANDRO SILVESTRE DA ROCHA
TÍTULO DO TRABALHO: ELETRODEPOSIÇÃO DE ÓXIDO DE TITÂNIO

2° LUGAR
ALUNO: RODRIGO COSTA ALENCAR
ORIENTADOR: EDISON TADEU FRANCO
TÍTULO DO TRABALHO: MISTURA DE MECANISMOS DE SEESAW TIPO I E TIPO III PARA NEUTRINOS

3° LUGAR
ALUNA: ROBERTA DIÊNIFFER BORGES MOREIRA
ORIENTADORA: REGINA LELIS DE SOUSA
TÍTULO DO TRABALHO: NANOTUBOS E NANOPARTÍCULOAS DE CDSE E CDTE: INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS E ELETRÔNICAS UTILIZANDO MÉTODOS DE PRIMEIROS PRINCÍPIOS


CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

1° LUGAR
ALUNO: FRANCISCO GUTTEMBERG DOS SANTOS OLIVEIRA
ORIENTADOR: CLAUDIA SCARELI DOS SANTOS
TÍTULO DO TRABALHO: DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS GALHAS FOLIARES E AVALIAÇÃO DA ARQUITETURA DA PLANTA HOSPEDEIRA OURATEA SPECTABILIS (MART. EX ENGL.) ENGL. (OCHNACEAE)

2° LUGAR
ALUNO: WALKTOM HIGOR BRANDÃO
ORIENTADORA: VIVIAN ELIANA SANDOVAL GOMEZ
TÍTULO DO TRABALHO: MICROCOLEOPTEROS MICETOBIONTES DA FAMÍLIA CIIDAE ASSOCIADOS A UMA FITOFISSIONOMIA SAVÂNICA DE CERRADO NA CIDADE DE ARAGUAÍNA - TO

3° LUGAR
ALUNA: MAURINA DIAS DA SILVA
ORIENTADOR: CLAUDIA SCARELI DOS SANTOS
TÍTULO DO TRABALHO: DESCRIÇÃO MORFO-ANATÔMICA DAS GALHAS E SUA DISTRIBUIÇÃO NAS FOLHAS DE OURATEA SPECTABILIS (MART. EX ENGL.) ENGL. (OCHNACEAE)


CIÊNCIAS AGRÁRIAS

1° LUGAR
ALUNA: LAÍS ÂNGELO DE ABREU
ORIENTADOR: MÁRCIO GIANORDOLI TEIXEIRA GOMES
TÍTULO DO TRABALHO: CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS DO PLASMA SEMINAL DE ASININOS DA RAÇA PÊGA

2° LUGAR
ALUNO: LUIS FELIPE FELIX MONTEIRO DA SILVA
ORIENTADORA: FABRICIA ROCHA CHAVES MIOTTO
TÍTULO DO TRABALHO: DESEMPENHO DE NOVILHAS TERMINADAS EM PASTAGEM DIFERIDA COM RAÇÃO DE ALTO CONSUMO CONTENDO GRÃO DE MILHO OU SORGO

3° LUGAR
ALUNA: ANA MARIA MENDONÇA DE MENESES
ORIENTADORA: BRUNA ALEXANDRINO
TÍTULO DO TRABALHO: AVALIAÇÃO DOS REGISTROS DE PROFILAXIA ANTIRRÁBICA HUMANA PÓS-EXPOSIÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA TOCANTINS NO PERÍODO DE 2010 A 2015

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home
Fim do conteúdo da página