Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Prograd > Siepe 2021 - Prograd
Início do conteúdo da página

Apresentação

O VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Siepe) é um evento integrado da Universidade Federal do Tocantins coordenado pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). Trata-se de uma iniciativa que conta com subeventos relacionados a cada elemento do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. O Siepe tem por objetivo promover a socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a integração de professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento.

Coordenado pela Prograd, dentro do Siepe ocorrerá o X Seminário de Programas Especiais em Educação. No ano de 2021, o Siepe trabalhará com o tema “O estímulo a inovação pedagógica para o desenvolvimento de uma Educação 4.0”. Este seminário contará com 03 (três) subeventos, o X Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); III Seminário Institucional de Residência Pedagógica (PRP) e o VII InterPet. O evento traz a oportunidade para apresentação dos resultados e experiências dos programas de formação acadêmica, de forma concomitante com diversas palestras, minicursos e mesas-redondas.

De forma similar ao evento ocorrido em 2020, o VIII Siepe ocorrerá, este ano (em função da pandemia da Covid-19) totalmente virtual (online) e integrará a programação da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg On), sendo realizado entre os dias 20 e 22 de outubro de 2021. O Siepe terá as inscrições para os subeventos e a submissão de trabalhos durante os meses de setembro e outubro de 2021, tendo a previsão é de que o número de participantes dos programas no evento alcance um público acima de mil pessoas.

A Sicteg On, Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – On Line, é uma ação alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MCTI). A atividade se efetiva a partir da Integração entre governo, Academia e empresas, estratégia diversificada para popularização da Ciência, em abrangência Regional. O evento gratuito é coordenado pelo Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual e Sebrae, Senac e Senai.

Metodologicamente, a cada ano, a Semana é realizada de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi (Instituto Federal do Tocantins/IFTO, Universidade Federal do Tocantins/UFT, Universidade de Gurupi/Unirg). No ano de 2021, redimensionado, pelo Covid-19, o evento será 100% online, mas acolhido pela liderança institucional do Instituto Federal do Tocantins na 7ª edição, com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

 

Tema

O tema do Siepe/Ensino/Graduação será “O estímulo a inovação pedagógica para o desenvolvimento de uma Educação 4.0”, vindo a complementar o tema geral da Sicteg On, alinhado à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) com a temática “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

 

Objetivo

Promover a socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a integração de professores e estudantes de diferentes áreas, oportunizando a apresentação dos resultados e experiências dos programas de formação acadêmica.

 

Público-alvo

Está prevista a participação de acadêmicos, professores e o público externo que tenham interesse em debater as características dos cursos de graduação e projetos especiais em educação nas diferentes modalidades, presencial e ensino à distância, e nos diversos formatos, sejam eles os bacharelados, licenciaturas e as tecnologias com vistas à inovação pedagógica e a educação 4.0.

 

Data de realização

As atividades previstas para o evento serão executadas nas datas de 20/10/2021 a 22/10/2021 contando com o apoio de tecnologia da informação e comunicação para a realização.

 

Resultados esperados

A concepção dos programas especiais em educação visa fomentar iniciativas pedagógicas que tragam sucesso na aprendizagem dos alunos, de forma mensurável por meio de produtos, serviços e indicadores de desempenho, de forma a possibilitar um melhor monitoramento, controle e avaliação dos recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos empregados nas ações. Nesse sentido, o Siepe torna-se uma excelente oportunidade para apresentação dos resultados esperados a partir do desenvolvimento dos projetos especiais em educação durante o período de execução previsto.

Destacam-se como resultados esperados:

  • Desenvolver e apresentar trabalhos técnico-científicos na forma de artigos, capítulos de livro e livros detalhando a experiência realizada nos programas internos e externos da UFT;
  • Apresentar as atividades de ensino inovadoras desenvolvidas no âmbito dos programas especiais em educação para a academia e sociedade em geral;
  • Gerar conteúdo multimídia na forma de objetos virtuais para submissão ao Repositório Institucional para acesso aberto pela comunidade;
  • Apresentar os resultados obtidos no evento integrado de ensino, extensão e pesquisa a instituição.
  • Associar os resultados dos programas, projetos e evento associando com o Plano Anual de Trabalho, por meio do Sistema Naus e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS).
  • Criar portal para divulgação das ações do Siepe para fins de acesso a apresentação dos resultados dos programas especiais em educação.
  • Aproximar a instituição à comunidade para apresentar o resultado das ações diversas realizadas no campo do ensino, pesquisa e extensão e o impacto ambiental, cultura, educacional, econômico, político, social e tecnológico gerado.
Fim do conteúdo da página