Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Proex > Sobre a Proex
Início do conteúdo da página

Bem-vindo à Proex!

A Extensão Universitária é um processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

Por meio da extensão, a comunidade acadêmica encontra na sociedade a oportunidade de colocar em prática o conhecimento acadêmico. Além disso, no retorno à Universidade, docentes e discentes trazem um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, é acrescido àquele conhecimento.

Tal fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizado, acadêmico e popular, produz conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, democratiza o conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade (Forproex, 1987).

A UFT busca consolidar essa política fortalecendo o projeto da Universidade de interagir com os diversos grupos sociais de forma a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária. E para desenvolver estas atividades definiu que a política de extensão da UFT estaria pautada em três eixos principais:

  • Promover a cidadania;
  • Apoiar a diversidade étnico-cultural;
  • Promover a arte e a cultura.

Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) tem como missão "proporcionar condições para que a comunidade tenha acesso às informações científicas, tecnológicas e culturais, cooperando com a construção de novos conhecimentos e a integração da Universidade com a sociedade em geral".

Pró-Reitora: Maria Santana Milhomem

Fim do conteúdo da página