Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGLetras > Projetos de Pesquisa > Literatura, História e Imaginário > Narrativas, Imaginário e Corporeidades: a simultaneidade da ficção e do cotidiano nos processos de construção de conhecimento
Início do conteúdo da página

Narrativas, Imaginário e Corporeidades: a simultaneidade da ficção e do cotidiano nos processos de construção de conhecimento

Coordenador: Prof. Dr. Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
Linha de Pesquisa: Literatura, História e Imaginário
Início: 2017

Resumo:
Este projeto de pesquisa surge na interface de áreas de conhecimento como a Literatura, a Educação, a Psicologia e a Filosofia, e pretende responder à questão: “Como se organizam as narrativas cotidianas sobre corporeidades, provenientes de materiais didáticos, literaturas recomendadas e atividades práticas propostas por professores para alunos, e como elas interferem no imaginário dos alunos sobre seus corpos e seus processos de construção de conhecimento no ambiente escolar e fora dele?” Para tanto, se propõe três etapas de pesquisa: a) revisão bibliográfica a respeito dos temas: narrativa, imaginário e corporeidade; b) estudo de caso único sobre as narrativas e literaturas sobre corporeidade acessadas por alunos em uma escola específica e suas relações com os processos de construção de conhecimento; nessa etapa do trabalho, serão analisados materiais didáticos, obras literárias recomendadas pelos professores para leitura pelos alunos e narrativas de diversas naturezas presentes nas e sobre as atividades práticas propostas pelos professores a respeito de como aparecem no cotidiano escolar as relações entre corpo/corporeidade e cotidiano e entre corpo/corporeidade e ficção; c) capacitação dos docentes da escola-campo sobre temas e resultados da pesquisa.

Fim do conteúdo da página