Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGLetras > Projetos de Pesquisa > Linguística Aplicada > A Escrita em Contextos de Ensino e de Aprendizagem
Início do conteúdo da página

A Escrita em Contextos de Ensino e de Aprendizagem

Coordenadora: Profa. Dra. Ângela Francine Fuza
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2016

Resumo:
O projeto de pesquisa “A escrita em contextos de ensino e de aprendizagem”, a ser desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa “Práticas de Linguagens – PLES” (UFT/CNPq), objetiva compreender o processo de desenvolvimento das práticas de linguagem – escrita, leitura e análise linguística – nos contextos de ensinos básico, superior e, até mesmo, pós-graduação, contribuindo para a caracterização da escrita em ambiente de ensino e de aprendizagem de línguas. Apresenta como fundamentos a Análise Dialógica do Discurso, a partir dos pressupostos de Bakhtin/Volochinov (1992), Volochinov/Bakhtin (1976), Bakhtin (2003), na concepção dialógica de língua, com subsídios nos estudos da Linguística Aplicada e toda a literatura produzida no Brasil sobre o processo de escrita. Os registros levantados no projeto serão coletados por meio de situações diversas que envolvam os contextos de ensino e de aprendizagem de línguas, como a análise de materiais didáticos de língua portuguesa, o acompanhamento de professores em formação e em serviço, dentre outras possibilidades viáveis ao tema, observando-se e analisando-se as constituições do processo de desenvolvimento das práticas de linguagem escrita, a fim de caracterizar como se dá o trabalho com a escrita nessa situação específica. Dessa forma, as observações, as coletas, as análises, as sistematizações e as classificações possibilitarão aos contextos de ensino analisar suas práticas, buscando novas perspectivas, quando necessárias, no trato com a escrita, contribuindo com os estudos e as pesquisas sobre o ensino de escrita na sociedade brasileira atual. (Protocolo na Propesq: PN4#001/2016)

Fim do conteúdo da página