Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Enade

Acadêmicos terão até o dia 26 para preencher o questionário obrigatório

A lista dos avaliados  pode ser conferida no edital.

Enade 2023 será realizado dia 26 de novembro

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou a lista dos estudantes convocados a realizarem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. Nesta edição, serão avaliados 12 cursos de graduação presenciais, tanto da UFT quanto da UFNT. Segundo a Prograd, o Enade é componente curricular obrigatório, e a regularidade do estudante perante o Exame é condição obrigatória para conclusão do curso de graduação, e requisito para a colação de grau.

Participarão desta edição estudantes concluintes dos cursos de Arquitetura, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Medicina e Nutrição (Câmpus de Palmas), Agronomia e Engenharia Florestal (Câmpus de Gurupi); e pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) são convocados estudantes concluintes dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia (Câmpus de Araguaína). Os ingressantes são inscritos, porém automaticamente dispensados da realização da prova.

O estudante inscrito como concluinte, conforme lista divulgada na página do ENADE da UFT (Relação de Estudantes Selecionados ENADE 2023), deverá concluir o Cadastro dos Estudantes Concluintes Habilitados até o dia 18 de novembro de 2023 no Sistema ENADE. Logo após, é liberado o Preenchimento do Questionário do Estudante (obrigatório), disponível até 25 de novembro de 2023.

Após essa etapa, o estudante poderá consultar o seu local de prova no Sistema ENADE, entre os dias 6 a 26 de novembro de 2023. Para que o estudante fique em situação regular junto ao ENADE 2023 é imprescindível preencher o questionário e participar das provas.

 

Novo Procedimento de Regularidade ENADE 2023

De acordo com o Edital nº 75, de 5 de outubro de 2023 ocorreu uma alteração no procedimento de regularidade dos estudantes inscritos na situação de CONCLUINTE, que anteriormente de acordo com o Edital nº 37, de 25 de maio de 2023, só obteriam a regularidade junto ao ENADE 2023 (no caso se tiverem preenchido o questionário do estudante e realizado a prova) após divulgação de Relatório de Regularidade do ENADE 2023 que ocorrerá em 04 de janeiro de 2024, e só poderiam colar grau à partir desta data, já que a regularidade junto ao ENADE é componente curricular OBRIGATÓRIO. Portanto a alteração no procedimento antecipa, alternativamente, a verificação da regularidade do estudante junto ao ENADE 2023, e conforme a programação do Cerimonial da UFT em conjunto com as datas previstas no Calendário Acadêmico 2023 antecipar a colação de grau dos estudantes, desde que optem por realizar os procedimentos necessários.

Em resumo, neste novo procedimento, o estudante inscrito, que preencher o questionário do estudante e realizar a prova deverá levar para casa o caderno de provas no qual constará um código alfanumérico (na contracapa) que deverá ser entregue ao coordenador (a) que no Sistema ENADE, a partir do dia 1º de dezembro de 2023, lançará a informação necessária para antecipar a regularidade do estudante junto ao ENADE 2023.

Atenção às datas e horários

Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados: 27 de junho a 18 de novembro de 2023

Preenchimento do questionário do estudante (obrigatório): de 01 de setembro a 25 de novembro de 2023

Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade: 6 a 26 de novembro de 2023

Prova: 26 de novembro de 2023, às 13h30 (Horário de Brasília)

Registro de Presença na prova pela IES: 1º de dezembro de 2023 a 03 de janeiro de 2024

Prazo para justificativa de ausência no Enade 2016 termina nesta terça-feira

Alunos de graduação convocados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2016 que deixaram de realizar a prova realizada em 20 de novembro do ano passado têm somente até esta terça-feira (31) para justificar sua ausência ou apresentar solicitação de dispensa.

Os procedimentos necessários estão descritos em documento divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O resultado da análise das justificativas deve ser divulgado no dia 3 de fevereiro no site www.uft.edu.br/enade.

Além disso, os convocados têm até o dia 22 de fevereiro para responder ao Questionário do Estudante que integra a avaliação, no site do Enade.

Estudantes que tiverem suas justificativas indeferidas pela Instituição de Ensino Superior (IES) poderão ainda solicitar dispensa diretamente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre os dias 8 e 22 de fevereiro.


Sobre o Exame

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas ao longo de sua formação.

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade é componente curricular obrigatório, e só pode constar no histórico escolar dos estudantes que estiverem situação regular com relação a essa obrigação. Assim, o estudante concluinte habilitado ao Enade que não realizar a prova nem tiver sua justificativa de ausência deferida não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação.

Em 2016, sete cursos da UFT foram incluídos na avaliação do Enade: Medicina Veterinária e Zootecnia, no Câmpus de Araguaína; Agronomia, no Câmpus de Gurupi; Serviço Social, no Câmpus de Miracema; Enfermagem, Medicina e Nutrição, no Câmpus de Palmas.

Fim do conteúdo da página