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Justificativa

A inovação é essencial dada a necessidade de mudança da prática e do desenvolvimento de estratégias que garantam a organização de um aprendizado mais interativo e mais ligado a situações reais. O objetivo da inovação pedagógica é a busca por metodologias que maximizem o potencial de aprendizagem dos alunos, gerando uma nova prática educacional com uma finalidade bem definida. A inovação ocorre tanto na melhoria do processo quanto na concepção de um produto inovador. É por meio da inovação que novos conhecimentos são criados e difundidos (OCDE, 2013). A inovação envolve dois elementos fundamentais (Terra, 2007): a criatividade e a produção de novas ideias, que devem ser capazes de serem implementadas e gerar impacto. A inovação pedagógica trata as intervenções, decisões e processos com um certo grau de intencionalidade e sistematização, que tratam de modificar atitudes, ideias, culturas, conteúdos, modelos e práticas pedagógicas (Carbonel, 2012, p. 19).

As inovações pedagógicas buscam novas formas de elaboração e gestão dos currículos, bem como a melhoria nas relações em sala de aula e espaço acadêmico, a partir das políticas, programas e projetos em educação; materiais curriculares; estratégias de ensino e aprendizagem. O objetivo mantém-se sobre as práticas pedagógicas cuja finalidade é formar pessoas e profissionais com capacidade para atuar de forma crítica, reflexiva, criativa e ética nos desafios da sociedade. Deve-se envolver experiências pedagógicas inovadoras, especialmente aquelas que ocorrem no âmbito da sala de aula e promovam reflexões sobre saberes e práticas da docência universitária, nas temáticas:

  • A articulação entre ensino, pesquisa e extensão, propiciando aos alunos um processo de formação cujas atividades curriculares transcendam a hierarquização das disciplinas;
  • A aula como espaço de acolhimento, experimentação, construção e elaboração pessoal;
  • A multirreferencialidade, ampliando as apropriações sobre linguagens, gênero, cultura e formas emergentes de produção do conhecimento ou aquelas ainda não reconhecidas na academia;
  • A interdisciplinaridade, com adoção de estratégias de articulação entre os domínios de cada área do conhecimento para a complementaridade e a cooperação na solução de problemas e desafios complexos, tratando a execução das experiências em uma abordagem integrada;
  • A ampliação da interface entre educação, comunicação, tecnologias inteligentes e construção do conhecimento, com aprofundamento das discussões sobre mídia, representações, linguagens e estratégias colaborativas de elaboração da aprendizagem no ensino superior; bem como as mediações e as proposições hipertextuais emergentes de ensino/aprendizagem no AVA e sua dinâmica de acompanhamento e avaliação;
  • A ampliação da articulação entre teoria e prática como um princípio de aprendizagem que possibilita ao aluno o envolvimento com problemas reais, através do contato com seus diferentes aspectos, a proposição de soluções e sua atuação na construção do conhecimento;
  • A flexibilização curricular, desenvolvida no âmbito do Projeto Pedagógico, que deverá prever tempo para permitir ao aluno incorporar outras formas de aprendizagem e formação social através de estratégias como adoção do ensino à distância; incorporação de experiências extracurriculares na formação; adoção de formas diferenciadas de organização curricular; flexibilização das ações didático-pedagógicas; e mobilidade e/ou intercâmbio estudantil.

Em síntese, a inovação pedagógica exige metodologias que possibilitem práticas pedagógicas para a formação de um sujeito criativo, crítico, reflexivo, colaborativo, capaz de trabalhar em grupo e resolver problemas (Camargo & Daros, 2018). Ela deve adotar como estratégia, a problematização da realidade utilizando experiências reais ou simuladas para resolver desafios social ou profissional, por exemplo, dado um problema, o aluno deve examinar, refletir, relacionar e atribuir significado às suas descobertas. Destacam-se como classes de estratégias pedagógicas (Camargo & Daros, 2018):

  • Avaliação formativa do aprendizado de modo integrado, colaborativo e participativo;
  • Investigação do problema: tomada de decisão, escolha, criatividade e construção de artefatos;
  • Solução de problemas: tomada de decisão, escolha, criatividade e construção de artefatos;
  • Textos: para facilitar a interpretação, entendimento e o emprego de textos científicos ou não;
  • Casos: para análise e estudo sistemático de estudos de caso.

Além disso, a inovação pedagógica estimula uma avaliação periódica da compreensão do papel da instituição, discentes, docentes e técnicos administrativos de forma que cada um saiba suas responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem. Deve se ter clareza da função social da instituição e quais os resultados que se esperam através do ensino que se propõe, sendo necessário fomentar o processo de interação unido ao desenvolvimento de práticas pedagógicas em que todos os envolvidos se responsabilizam pelo processo de forma a pactuar e resguardar o conjunto de regras, direitos e obrigações de cada uma das partes, conforme destacado nos itens a seguir:

  • Elemento norteador: missão, valores, estratégias da instituição.
  • Orientação: professor não pode apenas apresentar, mas situar o aluno no plano de ensino, associando o conteúdo à necessidade de conhecimento que ele precisa aprender relacionando com a vida e com a futura profissão por meio desse instrumento.
  • Objetivo: distribuição de responsabilidade, tomada de consciência e empatia do aluno.
  • Competências: desenvolver a capacidade de cooperação, socialização e a autonomia no desenvolvimento das atividades.
  • Processo de aprendizagem: protagonismo do estudante na aquisição do conhecimento, onde o aprendizado é construído através da experiência, vindo o estudante a dedicar parte de seu tempo acadêmico para desenvolver pesquisa relacionada com os conteúdos apresentados em aula; o estudante dedicará a extensão como parte significativa da práxis formativa e da formação do cidadão crítico e reflexivo; e o desenvolvimento do espírito empreendedor dentro das suas expectativas de atuações profissionais na intervindo na realidade social local.

▪        Perfil do estudante: envolvimento pessoal; autonomia (professor estimula) e responsabilidade (aluno responsável pela participação e execução das atividades propostas);

▪        Atribuição do docente: Mediar o processo de ensino-aprendizagem; incentivar o estudante a resolver as atividades de forma autônoma; auxiliar aqueles alunos que têm dificuldades com a metodologia, seja ela tradicional ou ativa; propor situações concretas e. debruçar-se na resolução delas; e apresentar o planejamento das atividades docentes.

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