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Inovação Pedagógica

A inovação pedagógica surge como uma característica essencial para a efetivação do processo de modernização no ensino superior, dessa forma, buscando a modernização nas atividades finalísticas da universidade. A inovação pedagógica remete às novas tecnologias, recursos digitais, às redes sociais e tecnologias educacionais aplicadas no processo de ensino aprendizagem através de novas formas de comunicação e relacionamento com a informação. Porém, deve-se destacar que apenas a inclusão da tecnologia não é inovação. A inovação deve ocorrer não apenas com a adoção e apoio das tecnologias, mas também na produção de novas em metodologias e tecnologias de ensino e aprendizagem buscando maior participação dos alunos, de uma forma mais ativa como protagonistas do seu aprendizado.

A inovação engloba a mudança em metodologias e formas de interação pedagógica que elevem ao máximo o potencial de aprendizagem e desenvolvimento. A inovação pedagógica implica na formação de cidadãos autônomos, críticos e interdependentes. Portanto, nesse contexto, a aprendizagem ocorre apenas ao que é apresentado ou exposto ao aluno. A dinâmica se altera priorizando um aprendizado a partir do que o aluno produz, experimenta, discute, pesquisa, dialoga, explora, sente, e que resulta numa mudança em seu comportamento, assim como na forma de pensar e interpretar uma realidade.

Nesse sentido, os métodos ativos mais inovadores envolvem incluem atividades de pesquisas, dinâmicas de grupo, jogos cooperativos, os trabalhos em grupos ou pares, assim como múltiplas formas de representação da realidade e por meio de diferentes linguagens e formas (arte, música, escrita e etc). As tecnologias juntamente com as metodologias ativas são elementos complementares no processo de inovação pedagógica. A tecnologia provém plataformas facilitadoras de interação e comunicação, aproximando pessoas geograficamente distantes, permitindo a produção de símbolos e imagens para estimular outras maneiras ou vias de comunicação. Os métodos ativos contribuem no desenvolvimento do aluno através de uma maior interação, aperfeiçoamento da comunicação verbal e não-verbal e a promoção de reflexões aprofundadas em um tema ou componente curricular estudado.

Nesse caso, a adoção das metodologias ativas em conjunto com as tecnologias é considerada a forma para se alcançar uma educação inovadora, respeitando os valores e práticas de uma universidade caracterizada e construída para o desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa e inclusiva. Portanto, a inovação pedagógica será definida como o desenvolvimento de melhorias e/ou transformações do processo de ensino-aprendizagem, que gerem valor para estudantes, professores e sociedade como um todo a partir de objetivos, metas e ações integradas de ensino, extensão e pesquisa.

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