Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Pós-Graduação > Especializações e MBAs > Ensino > Especialização > Especialização em Segurança Viária Urbana: problemas estruturais, desafios e alternativas gerenciais nacional, regional e local
Início do conteúdo da página

Especialização em Segurança Viária Urbana: problemas estruturais, desafios e alternativas gerenciais nacional, regional e local

Apresentação

A cidade de Araguaína é uma das mais ativas nos âmbitos comercial, industrial e agrícola do Estado, e possui a segunda maior população do Tocantins. Seu crescimento urbano acentuado, ocorrido especialmente entre os anos de 2003 e 2013, contudo, não tem sido acompanhado de políticas públicas efetivas para promover uma qualidade de vida adequada aos munícipes.

Neste sentido, o curso de Pós-graduação lato sensu em Segurança Viária Urbana: problemas estruturais, desafios e alternativas gerenciais nacional, regional e local apresenta-se como uma oportunidade de capacitação e aprimoramento das competências e habilidades dos operadores da segurança pública para atuar na prevenção do crime e da criminalidade no âmbito da segurança do trânsito no Brasil, no Estado e em Araguaína.

 

 

Público-Alvo: Operadores de segurança Policiais Civis, Policiais Militares, Bombeiros Militares e Guardas Municipais, conforme o Edital n° 01/2014 do Ministério da Justiça.

Carga Horária: 450 horas/aula

Duração: 12 meses

Modalidade: Presencial

Aulas: Aos fins de semana, com um, dois, três ou até quatro encontros por mês durante dez meses - período de concretização de todas as disciplinas, às sextas-feiras, das 19h às 22h30, e aos sábados, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h30.

Local: Câmpus de Araguaína (Cimba)

Estrutura: Salas de aula, auditório, biblioteca do câmpus e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Violência (Nupev), materiais de expediente etc.

Investimento: O curso é financiado pelo Ministério da Justiça, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), sendo inteiramente gratuito para os discentes.

Vagas: Cada turma contempla 40 vagas para policiais e dez vagas para a sociedade civil.

Observação: Ao final os discentes devem defender uma monografia (TCC).

Disciplinas

  1. Metodologia da Pesquisa Cientifica
  2. O Sistema de Segurança Pública no Brasil
  3. Direitos Humanos, Ética e Educação no Trânsito
  4. Fundamentos de Gestão Pública e Planejamento Viário Urbano
  5. Planejamento Urbano para Segurança no Trânsito
  6. Geoprocessamento, Gerenciamento Urbano e Acidente de Trânsito: o Plano Diretor, gestão racional em segurança pública
  7. Órgãos Gestores; competências de gerenciamento e fiscalização
  8. Noções de Engenharia de Trânsito e Prevenção de Acidentes
  9. Estatística aplicada à Segurança no Trânsito
  10. Saúde e Segurança Viária Urbana, uma questão sistêmica
  11. Psicopatologia aplicada ao comportamento no Trânsito
  12. Segurança no Trânsito: individuo, Estado e Sociedade
  13. Legislação de trânsito e órgãos gestores
  14. Normatização e Fiscalização do Transito: uma questão legal e social
  15. Direito do Trânsito: dos crimes e das penas

Docentes

  • Dr. Dimas José Batista - Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1995), Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1998) e Doutorado em História Social pela USP, na área de concentração História Social (2008). Atualmente é professor Adjunto nível II da Universidade Federal do Tocantins. Têm experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando nos seguintes campos de pesquisa de: História do Brasil Império, História do Brasil República, História e Direito, História Regional do Brasil, História da Marginalização Social, Exclusão e Cidadania. Tem orientado em diversas áreas bem como na da Segurança Pública desde 2008.
  • Dr. Braz Batista Vas - Possui graduação em História pela Unesp/Campus de Franca (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2000) e Doutorado pela UNESP/Campus de Franca (2011). Atualmente é professor Adjunto Nível I da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de História, com ênfase em Brasil Império e em História Latino-americana, pesquisando principalmente os seguintes temas: guerra do Paraguai, exercito, exercito brasileiro, logística e, também, História do Judiciário em Araguaína-TO. Atua desde 2009 no curso de pós-graduação em Segurança pública possuindo algumas monografias como orientador na área de Segurança.
  • Esp. Altamiro de Araújo Lima Filho - Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1971) e graduação em Licenciatura (História) pela Universidade Católica de Pernambuco (1972). É professor e advogado criminalista, com obras publicadas nas áreas de Direito Penal e de Direito Processual Penal.
  • Dr. Vasni de Almeida - Possui graduação em História pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1992), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp/Franca (1997) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp/Assis (2003). Atuou como professor do Ensino Fundamental e Médio no ensino público e privado na região de Ribeirão Preto, SP, na década de 1990. Atuou como docente nas Faculdades São Luís, de Jaboticabal, SP, no curso de Pedagogia, onde ministrou as disciplinas História, Sociologia e Filosofia da Educação. Na Faculdade do Professor, de Ribeirão Preto, SP, lecionou História da Educação, Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Sociais. Desde 2005 é professor do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins, UFT, Campus de Araguaína, no qual ministra a disciplina História da Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação, metodismo, educação protestante e sociedade e práticas de ensino de História. Na UFT participou das duas versões do Projeto Pró-Docência, responsabilizando-se pela produção de material didático sobre História da Educação. De abril de 2007 a abril 2011 Coordenou o Curso de História da UFT/Câmpus de Araguaína. Desde 2010 é editor da Escritas, revista do Colegiado de História da UFT/Câmpus de Araguaína.
  • Esp. Vannusso Ferreira de Almeida Menezes - Graduação em Enfermagem pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, Brasil (2008). Enfermeiro da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Brasil.
  • Dr. Rodolfo Petrelli - Possui graduação em História e Filosofia – Universitá Pontificia Salesiana Roma (1963), graduação em teologia - Universitá Pontificia Salesiana Roma (1967), mestrado em psicologia - Universitá Pontificia Salesiana Roma (1973) e doutorado em psicologia pela mesma instituição (1989). Atualmente é membro da Associação Goiana de Psicodiagnóstico Rorschch e professor aposentado da PUC/GO.
  • Esp. Tenente Sebastião Lima - Possui graduação em História pela Universidade Federal do Tocantins (2007). Especialização em Segurança Pública no curso de pós-graduação “Segurança Pública: teoria e prática no gerenciamento da Polícia Comunitária no Estado do Tocantins pela UFT (Pronasci/Senasp/Renaesp/Nupev/UFT, 2009). Atualmente é adjunto da Seção Técnica de Ensino do 2º Batalhão de Policia Militar do Estado do Tocantins, em Araguaína. Têm experiência na área de polícia comunitária e policiamento comunitário.
  • ME Fernanda Vital de Paula - Graduada em Matemática. Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil (2011). Professora Assistente de Matemática da Fundação Universidade Federal do Tocantins.
  • ME Célia Gonçalves do Nascimento - Possui graduação em Bacharel em Direito, pós-graduação Lato Sensu e Mestrado. Tem experiência na área de Direito Público e Privado, direito civil, processo civil, direito do consumidor. Atua como professora da UFT desde 2012, atuou como professora de Direito da Faculdade Católica D. Orione.
  • Esp. 1 º Sargento Renilson Teixeira Galvão - Possui graduação em História pela Universidade Federal do Tocantins. Especialização em Segurança Pública no curso de pós-graduação “Segurança do Transito. Atualmente é atua na fiscalização do transito do 2º Batalhão de Policia Militar do Estado do Tocantins, em Araguaína. Têm experiência na área de polícia comunitária e policiamento comunitário e trânsito.
  • Dra. Indira de Queiroz Macambira Bezerra - Graduada em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia (1999). Mestre em Geotecnia pela USP (2002). Atua como professora de e coordenadora do curso de Engenharia civil do ITPac.
  • Dra. Vera Lúcia Caixeta - Doutora em História Social pela UFRJ, com a tese: Médicos, padres, sertões: o norte de Goiás no relatório de Arthur Neiva e Belisário Penna e nas narrativas dos seus interlocutores goianos, sob a orientação da Dr. Jacqueline Hermann. Mestre em História Cultural pela Universidade de Brasília (2003), com a dissertação intitulada: Saberes e Poderes Compartilhados: as Parteiras em Minas Gerais no Século XIX, orientada pela Dra. Diva do Couto Muniz. Desde novembro de 2005 é professora da Fundação Universidade Federal do Tocantins na área de Metodologia da Pesquisa em História.
  • Dr. Plábio Marcos Martins Desidério - Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (2013). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2004). Professor da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da comunicação, mídia, televisão, telenovela, gênero, cultura popular, cultura urbana, mídias sociais.
  • Dr. Luciano da Silva Guedes - Possui Graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e é doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Professor Assistente do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia Digital, Sensoriamento Remoto, Estudo Socioambiental e Ensino de Geografia. É professor dos cursos de especialização em Desenvolvimento Regional e Urbano e Segurança Pública: Teoria e Prática do Gerenciamento de Polícia Comunitária.
  • ME Rogério dos Santos Siqueira - Possui graduação em Bacharel em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas FMU/SP (2002), pós-graduação Lato Sensu em Processo Civil pela PUC/SP (2004), e Mestrado em Direitos Difusos e Coletivos pela Unimes – Universidade Metropolitana de Santos (2008). Tem experiência na área de Direito Público e Privado, direito civil, processo civil, direito do consumidor. Atua como Defensor Público na Defensoria Pública do Pará desde 2007, e como professor de Direito da Faculdade Católica D. Orione também desde de 2008 bem como no curso de pós-graduação lato sensu em Segurança Pública promovido pela UFT.

Contato

Segurança Viária Urbana:
Problemas estruturais, desafios e alternativas gerenciais nacional, regional e local

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Araguaína - Unidade Cimba
Avenida Paraguai, s/nº, esquina com a Rua Uxiramas | Setor Cimba
Araguaína/TO | 77824-838

Telefone: (63) 2112-2223

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Site: www.uft.edu.br/segurancaviaria

Coordenador: Dr. Dimas José Batista

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página