Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é eduroam?

 É um serviço de acesso seguro, que permite aos usuários de instituições de ensino e pesquisa participantes (pesquisadores, professores, estudantes, funcionários) o acesso à Internet a partir de qualquer uma delas, utilizando dispositivos sem fio. O princípio básico por trás do eduroam é que a autenticação de um usuário é feita pela sua instituição de origem (provedor de identificação/autenticação) e a autorização para uso dos recursos de rede é dada pela instituição visitada (provedor de acesso).

Posso usar o eduroam?

Você está habilitado a usar eduroam se for ligado a uma instituição de ensino e pesquisa que seja uma provedora de identidade e que forneça o serviço de autenticação, ou seja, que possa confirmar que sua identificação eletrônica, formada pela conta de acesso e senha, está correta. No caso da UFT, você poderá utilizar o serviço se tiver login institucional recadastrado. A configuração do acesso em dispositivos móveis como notebooks, tablets e celulares deve ser feita por você seguindo as instruções disponíveis aqui.

Onde posso usar o eduroam?

O eduroam é uma iniciativa mundial formada por confederações internacionais e federações nacionais. As instituições brasileiras participantes podem ser vistas na página do serviço. Ao visitar uma instituição participante, seu equipamento sem fio, se já estiver sido configurado apropriadamente na UFT, associar-se-á de maneira automática à rede sem fio “eduroam”. A identificação e a configuração da rede é a mesma em todo o mundo. Isso significa que se você configurou e usou seu dispositivo em uma instituição, ele deverá funcionar com a mesma configuração em qualquer local.

Na UFT, o eduroam estará disponível para acesso em todos os locais em que o equipamento suportar, visto que a rede demanda instrumentos mais modernos que a UFTAcad. A substituição dos equipamentos antigos está prevista para que o eduroam esteja disponível em toda a Universidade. 

O eduroam substituirá a UFTAcad?

Sim. A previsão é que o novo serviço substitua a UFTAcad em todos os câmpus e onde o equipamento de rede sem fio seja compatível. A UFTAcad funcionará, então, de forma transitória onde não for possível instalar e configurar o eduroam.

Quais as vantagens do eduroam em relação à UFTAcad?

O eduroam é uma rede que está disponível em instituições educacionais de todo o mundo, sendo possível que, com o seu login institucional da UFT, o usuário se conecte à rede sem fio de internet nessas instituições. O novo serviço é, ainda, mais moderno e veloz que a UFTAcad. Além disso, um motivo de muitas reclamações será resolvido: a necessidade de relogin. Ao se conectar pela primeira vez no eduroam, seu dispositivo fará a conexão automaticamente assim que a rede estiver disponível e não solicitará inserção de login e senha periodicamente, como ocorre atualmente na UFTAcad.

É seguro usar o eduroam fora da UFT?

O serviço baseia-se nos padrões mais seguros de encriptação e autenticação existentes atualmente. Sua segurança excede a disponível na maioria das lan houses e serviços de acesso comerciais. Entretanto, nada impede que uma rede identificada como “eduroam” seja criada por pessoas mal intencionadas ou que desconheçam o projeto. Não há necessidade de mudar a configuração da rede “eduroam” ao usar a rede de um provedor de acesso participante. Se a configuração existente em seu equipamento não funcionar em um local que ofereça a rede “eduroam”, verifique se aquele local está na lista de provedores habilitados e avise à administração de redes de sua instituição sobre o ocorrido, fornecendo data, hora, identificação e local do incidente.

O que eu posso fazer dentro do eduroam?

Ao usar o eduroam, você está submetido às normas de uso e regras de segurança da instituição visitada. Isso significa que, em alguns locais, você terá acesso a todos os serviços disponíveis na UFT, enquanto em outros o acesso poderá ser restrito. Como norma geral, as regras básicas de uso da rede de sua instituição e a legislação brasileira devem ser seguidas. A RNP lembra que esse é um projeto de apoio ao ensino e pesquisa e que atividades de cunho exclusivamente particular devem ser evitadas. A Rede recomenda que o usuário desative qualquer programa de compartilhamento de arquivos antes de se conectar ao eduroam e não se esqueça de que o compartilhamento de material protegido por direitos autorais é crime. As associações representantes de direitos autorais, principalmente as relativas a filmes e jogos, sempre enviam notificações aos provedores de Internet relatando os casos de compartilhamento ilegal. A RNP informa ainda que algumas instituições participantes registram junto às reclamações recebidas dos detentores desses direitos a identificação do usuário que cometeu a infração, para se proteger em caso de processo judicial e que elas também podem monitorar os sítios eletrônicos que você está acessando e bloquear alguns deles ou mesmo seu acesso à rede. Da mesma forma, comportamentos estranhos dos dispositivos conectados à rede, como acessos associados a vírus e envio de grandes quantidades de e-mails podem causar suspeita de comprometimento do equipamento e, consequentemente, um bloqueio do acesso.

Qual tipo de equipamento posso conectar ao eduroam?

O eduroam usa padrões abertos para fornecer acesso seguro à rede, o que possibilita que quase todo dispositivo capaz de acessar uma rede sem fio pode fazer uso do serviço. Dispositivos com sistemas Android (smartphones e tablets), iOS (iPhone, iPad e iPod), Linux (netbooks e notebooks), MAC OS (notebooks MAC) e Windows (netbooks e notebooks) podem ser configurados, com maior ou menor facilidade, para usar o eduroam, assim como a maioria dos smartphones com versões dedicadas do Microsoft Windows. Smartphones com Symbian, geralmente usados pela Nokia e em alguns modelos Sony Ericsson, podem ser configurados, mas o acesso nem sempre é bem sucedido, mesmo quando são atendidas suas exigências de segurança, como o uso de um certificado de segurança garantido por uma Autoridade Certificadora reconhecida (Informações RNP).

Como configuro meu dispositivo sem fio para acessar o eduroam?

Na UFT, para acessar ao eduroam, você deve ter login institucional devidamente recadastrado no Sistema de Login Unificado (SLU). Depois disso, você deve fazer a configuração do seu dispositivo de acordo com o tipo (Android, iOS ou Windows 10). Os tutoriais de recadastramento no SLU e de configuração de dispositivos podem ser acessados na seção Como usar desta página.

Segui as instruções e não consegui configurar meu equipamento, o que devo fazer?

Para dúvidas, reclamações, informações e orientações, entre em contado com a Diretoria de Tecnologia da Informação da UFT (DTI/UFT) através do e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., exclusivo para assuntos referes ao serviço.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página