Página inicial > EdUFT > Catálogo > Obras Literárias > O Caatingueiro Empoetizado

O Caatingueiro Empoetizado

Título: O Caatingueiro Empoetizado
Autor: Osmar Ziba
Coleção: Literatura Tocantinense
Ano de publicação: 2015
Área/Sub-área: Literatura / Poesia
Valor: R$ 30,00 (ou em box com outros quatro livros da Coleção Literatura Tocantinense por R$ 100,00)

Sinopse: Em meio a Palmas/TO, esse livro não tem intuito emocional, soando nada comum e nem incomum, e os atalhos para encontrar satisfação estão exatamente onde estiver o seu estado de espírito. O livro de poesia que retrata nossa vivência do dia a dia, O Cantigueiro Empoetizado se transforma em textos separados, página por página, com algumas frases de efeito, circunstanciando o momento, referente ao seu título dentro do contexto, influenciando pessoas na vida, onde em forma de poesias metafóricas e comuns nos mostram nosso cotidiano nos fazendo refletir sobre sensibilidade de leitura. O livro não é necessário ler da página inicial até o término, mas de acordo de como acordar e seguir o momento representado naquele instante, através do título, pode identificar a página certa, pode ser a primeira ou a última, muito desses textos tem mais de um nível de entendimento, servindo-lhe exatamente naquilo que tanto constitui para um grupo ou para casos isolados. Assim como algumas músicas, esses textos poéticos requerem mais de uma leitura no caso do não entendimento; todos os textos falam com os leitores e com o próprio texto também, mas a reflexão não é confusa desde que entenda a mensagem dita, escrita. Retratando inúmeros casos temáticos, nele você encontrará dor, alívio, tristeza, felicidade, sorriso, choro, cicatriz, ferida, pele virgem, estupro, bêbado, vagabunda, vogal, homenagem, cerrado, cachoeiras, velório, casamento, paixão, amor, risco, perca, perda, ganho, novidade, repetição oculta, permanência, fidelidade, ódio, sarcasmo, exatidão, motivação, depressão, criança, adulto, seita, fantasia, oração, ira, verdade, mentira, tempero culinário, entre outros. A construção desse livro veio de uma exposição em um site de escritores onde todos podem comentar os textos e o site registra tanto as leituras quanto os comentários, são aproximadamente duzentos e cinquenta textos para mais de dez mil leituras e os textos escolhidos para os livros são os mais lidos e os mais comentados, porém alguns de gosto pessoal, não estarão aqui dentre outros que já estão. É necessário respeitar toda forma de escrita seja ela educacional ou marginal, é só uma percepção da forma do planejamento de cada um, visão e sensibilidade de acontecimentos, escrevendo para o outro e o outro escrevendo para os tantos de si.

Sobre o autor: Poeta, cronista, contista, nascido na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, em 1983. Formado em Gestão Ambiental pela Universidade do Norte do Paraná, atua como gerente de mercado no ramo de importação. Diante de um novo estilo de viver, “Ziba”, como é conhecido Osmar Neves Fernandes Filho, passou a publicar suas crônicas, artigos e poesias em sites, jornais e revistas na cidade de Palmas - TO, fazendo escritas também no quadro literário da Revista Guanambi News: Ideias para a Humanidade, sobre meio ambiente, na sua cidade natal, entre outras escritas, participou e foi classificado entre os poetas do estado do Tocantins no III Jardim da Poesia, regido por Osmar Casagrande, com a poesia Mulher – Mulher, marcado em vigésimo terceiro lugar dos vinte e nove classificados. São duzentos e sessenta textos no Recanto das Letras, site do grupo UOL, com quase onze mil leituras, chegando um único texto à quantidade de mais de seiscentas leituras e vários comentários. Participou como ator dos curtas-metragem dirigidos por Caio Bretas, Tempos Difíceis e Desnuda, desenvolveu conversações entre personagens, fazendo o tratamento do longa-metragem, e como ator também, do filme O Som de Lá. Atualmente, compõe para músicos solos e bandas.