Página inicial > EdUFT > Catálogo > Obras Acadêmicas > História e Sociedade em Bernardo Élis: uma abordagem sociológica de O tronco

História e Sociedade em Bernardo Élis: uma abordagem sociológica de O tronco

Autora: Cristiane Roque de Almeida
Ano de publicação: 2017
Área/Sub-área: Ciências Humanas, Letras e Artes
Valor: R$ 25,00

Sinopse:
Esta abordagem de O tronco teve como objetivo demonstrar a importância da literatura como forma de reconstrução do mundo social. Bastante realista, a obra bernardiana revela mazelas e tragédias de uma sociedade marcada pela desigualdade e pela manipulação do poder. De maneira reivindicatória, agita ante nossos olhos a realidade do Goiás sertanejo do início do século XX e esmiúça as condições de “subvivência” humana, como num apelo do homem do sertão ermo, esquecido dos governos e à mercê do poder e da dominação legitimada de seus senhores.

Sobre a autora: Cristiane Roque de Almeida é graduada em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua na linha de pesquisa sociedade e região, a partir dos fundamentos da sociologia da cultura. Desde os primeiros anos de formação apresenta interesse pela dinâmica social, com ênfase nas relações de poder e dominação e na interface entre história e sociedades, o que foi determinante para a realização deste trabalho. Desde 2012 faz parte do corpo docente da Universidade Federal do Tocantins, onde atualmente é professora assistente do curso de Direito.