Página inicial > EdUFT > Catálogo > Obras Acadêmicas > A Constituição do Ser(ator) entre a Cotidianidade e as Artes Cênicas

A Constituição do Ser(ator) entre a Cotidianidade e as Artes Cênicas

Autor: Juliano Casimiro
Ano de publicação: 2017
Área/Sub-área: Ciências Humanas, Letras e Artes
Valor: R$ 25,00

Sinopse:

Esta obra tenta responder à questão: Qual o papel da experiência corporal-estética na formação do ser-ator e nos seus processos de construção de conhecimento a respeito do seu potencial de ação simbólica? Utilizamos, para tanto, da explicitação e análise de parte das experiências práticas do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica, quando da montagem de dois espetáculos teatrais - Favores da Lua – o prólogo e O Touro Branco. Essas experiências ilustram três eixos de discussão teórica de que nos utilizamos para responder à questão central desta investigação: 1 – a ideia de Merleau-Ponty de que o homem é um fenômeno senciente que persiste no tempo; 2 – a aproximação que Gadamer faz entre as artes, o jogo e a festa, em que reconhecemos dupla possibilidade de experiência do tempo – como linear e como cíclico – e a repetição como categoria temporal das artes cênicas; 3 – o desenvolvimento conceitual de Boesch sobre cultura e ação em articulação com as propostas de Elias sobre a inevitável interdependência constitutiva entre identidade de grupo e identidade pessoal. Concluímos existir um conhecimento inerente à criação teatral que se refere a certo poder do ser sobre o mundo. Esse poder, quando alargado, reorganiza a existência senciente do ser e nisso estabelece novas possibilidades e limites para suas relações futuras com esse mesmo mundo.

Sobre o autor: Juliano Casimiro é pós-doutor, doutor e mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP); bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professor adjunto do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É coordenador do grupo de pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento (Conac - CNPq/Brasil); presidente do Instituto de Arte e Cultura (UFT); responde como diretor artístico-pedagógico do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica (Tatuí/São Paulo) e como pesquisador do Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento (IP/USP). Desenvolve pesquisas nas fronteiras entre as Artes Cênicas, a Psicologia e a Educação, tomando como temas de interesse: Corporeidade, Composição Poética Cênica, Narrativa de Criação, Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Afetivo-Cognitivo Humano. É sócio colaborador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace - GT: Ensino de Dança no Brasil) e membro-representante do Tocantins junto à Federação de Arte Educadores do Brasil (Faeb).