Página inicial > EdUFT > Catálogo > eBooks > Desenvolvimento regional e territorial do Tocantins

Desenvolvimento regional e territorial do Tocantins

Autor: Nilton Marques de Oliveira
Ano de Publicação: 2018

Sinopse: Este livro analisa a transição do antigo norte de Goiás até a criação do território do estado do Tocantins e a conjuntura do desenvolvimento regional entre 1990 e 2010. A metodologia aplicada foi a análise de observação e percepção. Na parte quantitativa, o instrumental utilizado foi a estimativa do Índice de Desenvolvimento Regional (IDR). Na parte qualitativa, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Conclui-se que em todos os períodos analisados há grandes desigualdades sociais e econômicas entre os municípios do Tocantins.

Sobre o autor: Nilton Marques de Oliveira é doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo/PR; mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).  É professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional do curso de Ciências Econômicas e bolsista do Programa Institucional Produtividade em Pesquisa da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador dos grupos de estudos em Economia Aplicada e Interdisciplinar e de Estudos e Pesquisa sobre Estado, Educação e Sociedade (Geipees) da UFT. Foi diretor de avaliação da Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (PROAP/UFT) de 2008 a 2012. Área de pesquisa: desenvolvimento regional com ênfase em economia regional e urbana, pobreza, desigualdade, análise regional e economia do Tocantins. Possui diversos artigos e textos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.