Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EdUFT > Catálogo > eBooks > Resenhas sobre Palmas: uma cidade sustentável
Início do conteúdo da página

Resenhas sobre Palmas: uma cidade sustentável

Resenhas sobre Palmas: uma cidade sustentável

Organizadores: João Aparecido Bazolli, Mariela Cristina Ayres de Oliveira, Patrícia Orfila Barros dos Reis, Olivia de Campos Maia Pereira
Ano de Publicação: 2018

Sinopse: Por meio do projeto de extensão PROEXT 2014, Palmas em foco: por uma cidade sustentável, realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com diversos órgãos e entidades, foram iniciados levantamento e diagnóstico de cinco ocupações irregulares de baixa renda em Palmas. Esta coletânea foi apresentada e discutida no Encontro de Regularização Fundiária, Habitação e Direito à Cidade (ERHAd) de 2014 e dialoga sobre os aspectos habitacionais: precariedade, déficit, qualificação e participação popular.

Sobre os organizadores:

João Aparecido Bazolli é professor adjunto do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UFT). Fez pós-doutorado na Universidade de Lisboa sobre o tema democracia participativa.

Mariela Cristina Ayres de Oliveira é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e mestre e doutora em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. É professora associada da Universidade Federal do Tocantins. Atua nas áreas de cidade, cultura e meio ambiente desde 2006, e desde 2013 em projetos de pesquisa e extensão vinculados à habitação, cidade e cidadania, como Palmas em foco por uma cidade sustentável e Cidades sustentáveis: Tocantins em foco.

Patrícia Orfila Barros dos Reis é professora adjunta do colegiado de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins; doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais; mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal do São Carlos e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará. Coordena o Grupo de Pesquisa em Arquitetura Contemporânea (GPAC) e dedica-se à docência e à pesquisa com temas voltados à história da arquitetura moderna e contemporânea nos contextos brasileiro e mundial.

 Olivia de Campos Maia Pereira é professora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins; graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com produção em pesquisa e projetos de extensão universitária relacionados à habitação de interesse social, mutirões, autogestão e participação popular; mestre em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com pesquisa na área de habitação e planejamento urbano. É especialista em Regularização Fundiária em Assentamentos Informais pelo Ministério das Cidades e PUC-MG. É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2012) e pesquisa na área de planejamento urbano, habitação, políticas públicas e direito à cidade.

Fim do conteúdo da página