Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

O curso de Educação Física (licenciatura) foi proposto para realocação de 40 vagas do curso de Pedagogia, conforme o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) aprovado em 2007, com o objetivo de diversificar a oferta de novos cursos no Câmpus de Miracema. As discussões e reflexões acerca da criação do curso de Educação Física iniciaram-se em 2008, com a preocupação em construir um desenho curricular sintonizado com as exigências da educação atual para a formação de professores e com as realidades socioculturais e econômicas do Tocantins.

O PPC de Licenciatura em Educação Física do Câmpus de Miracema é resultado dos esforços da comunidade universitária deste Câmpus em diversificar a oferta de cursos de graduação públicos e de qualidade social à população tocantinense. Ele se insere no bojo de um projeto mais amplo de expansão do Câmpus, pensado para um período de curto e longo prazo, em que diversos cursos das áreas de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde se articulam compondo o núcleo comum Educação e Saúde.

A proposta de expansão acadêmica do Câmpus de Miracema, fundamentada no princípio da interdisciplinaridade, objetiva promover a integração dos cursos de licenciatura e bacharelado das áreas de ciências humanas, sociais e biológicas. A Interdisciplinaridade entendida como Prática Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão, essenciais à construção do saber, torna-se indispensável à interlocução entre educação e saúde, principalmente no que se refere ao conhecimento que os profissionais devem adquirir ao longo dos cursos sobre a inclusão social de grupos especiais como: idosos, pessoas com deficiência ou com doenças crônico degenerativas, gestantes, diversidade étnico racial e cultural e os menos favorecidos economicamente, que se constituem como sujeitos de direitos das políticas públicas.

Em 26 de agosto de 2019 o curso de educação física passa a funcionar na, recém inaugurada, Unidade Cerrado, as margens da TO-046. Ampliando sua infraestrutura com o intuito de qualificar a formação oferta. Nesse processo, o curso passa a contar com uma sala de dança, um laboratório anatômico, um laboratório de fisiologia e uma pista de atletismo de padrão internacional com 4 raias. No inicio de 2020, na comemoração dos 5 anos de fundação do curso de educação física foi inaugurado o tão sonhado ginásio poliesportivo, que conta com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades pedagógicas que o curso necessita.

Fim do conteúdo da página