Teatro - Licenciatura - Palmas

Dados Gerais sobre o Curso
Local: Câmpus de Palmas
Formação: Licenciado
Criação: Resolução Consuni nº 14/2007, de 09/09/2007 (Reuni).
Autorização: Decreto nº 5.773/2006, Art. 28 – DOU de 10/05/2006, S. 1, p. 6.
Reconhecimento: em processo junto ao MEC.
Objetivos do Curso
  • Construir uma sólida fundamentação das linguagens artísticas com bases históricas, sociológicas, antropológicas e filosóficas a que se integra uma formação com base na pesquisa, na experimentação de novas práticas artísticas e na investigação do ensino.
  • Tornar-se um centro gerador de desenvolvimento das Artes contribuindo para a evolução cultural, artística, social, econômica e política do país;
  • Oferecer uma formação artística e humanística para que o professor-artista considere seu papel de agente cultural, artístico, social e político;
  • Criar, através das aulas teórico-práticas, um ponto de intersecção entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Perfil e campo de atuação do profissional formado

De acordo com a proposta das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura em Artes - Teatro, estes cursos devem formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes. A vertente da formação profissional especificada neste documento contempla o ensino e se compromete, portanto, com a formação do professor de Artes - Teatro. O campo de atuação deste profissional encontra-se prioritariamente na instituição escolar, mais especificamente no contexto da educação básica, porém, não se restringe a esta, visto que as Artes, como fenômeno educativo, transcende o espaço da escola inserindo-se em outros espaços sociais no fomento da formação acadêmica, artística e cultural. O curso aglutina três etapas interligadas, da área de conhecimento em Artes: o ensino, a pesquisa, a experimentação/produção. O ensino e a pesquisa, núcleo expressivo do novo curso, perpassará as disciplinas que têm o caráter teórico metodológico. A pesquisa e o fundamento de todo o currículo desdobra o fenômeno artístico, em suas diversas discussões teóricas. E nas aulas práticas e oficinas o aluno exercitará a experimentação das diversas linguagens e meios expressivos.

O aluno formado no Curso de Licenciatura em Artes - Teatro, da Universidade Federal do Tocantins, poderá atuar na Educação Infantil, Educação Básica, e Ensino Médio, formal e informal, bem como, terá desenvolvido habilidades para a pesquisa na área de ensino de Artes, seus conteúdos, objetivos e pressupostos metodológicos e avaliação. Ainda de acordo com a proposta para as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da Graduação em Teatro, da Resolução nº 4 de 8 de março de 2004, o aluno egresso do Curso de Teatro de que trata este projeto, possuirá:

• conhecimento dos elementos das linguagens teatrais em uso, suas especificidades e seus desdobramentos a nível regional e local.
  • conhecimento da história do teatro e da literatura dramática.
  • conhecimento de conceitos e métodos fundamentais à reflexão crítica dos diferentes elementos da linguagem teatral.
  • domínio dos códigos e convenções da linguagem cênica mais usados na concepção de uma encenação.
  • domínio técnico e expressivo do corpo visando a direção e a interpretação de um texto dramático.
  • domínio técnico-construtivo na composição dos elementos visuais da cena teatral.
  • capacidade de participar da criação do espetáculo teatral, articulando códigos e convenções da linguagem cênica.
  • capacidade de pesquisa e de produção crítico-teórica sobre o fazer teatral.
  • capacidade de investigação, análise, crítica e discussão conceitual dos diversos elementos e processos estéticos da arte teatral.
  • capacidade de articulação entre a prática da criação teatral e a reflexão crítico-teórica, visando um questionamento dos próprios meios expressivos e especulativos, bem como dos procedimentos metodológicos empregados.
  • capacidade de auto-aprendizado contínuo, pela confrontação crítica de propostas estéticas contemporâneas, as formulações teóricas decorrentes e o conhecimento adquirido.
registrado em: ,