Pedagogia - Licenciatura - Palmas

Dados Gerais sobre o Curso
Local: Câmpus de Palmas
Formação: Licenciado
Criação: Resolução/ConselhoCurador nº 0047 de 15/03/2001.
Autorização: Resolução/ConselhoCurador nº 0047 de 15/03/2001.
Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.852 de 11/09/2003 - DOE de 11/09/2003.
Renovação de Reconhecimento: em processo junto ao MEC.
Objetivos do curso

O Curso de Pedagogia (Licenciatura) destina-se a formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos de Formação de Professores em Nível Médio, na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação e de projetos e experiências educativas não-escolares; - produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não-escolares.

Perfil e campo de atuação do profissional formado em Pedagogia (Licenciatura)

A Pedagogia é um campo de conhecimento que investiga a natureza e as finalidades da educação numa determinada sociedade. Portanto, o pedagogo é um profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, lida com fatos, estruturas, processos, contextos e problemas referentes à educação, em suas diferentes modalidades. Os pedagogos formados pela UFT/Palmas tornam-se profissionais com conhecimento profundo da dinâmica da educação, dos sistemas de ensino, da escola e da realidade concreta de seu contexto histórico-social e educacional. Nesse sentido, o perfil do licenciado em Pedagogia deverá se configurar de tal modo que contemplem as seguintes áreas que se articulam ao longo do curso e que compõem, em síntese, o campo de atuação do Pedagogo: 1. Docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do Curso Normal - formação de professores em nível médio, na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, além de áreas nas quais os conhecimentos pedagógicos sejam previstos; 2. A Gestão educacional, entendida numa perspectiva-democrática,-participativa que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e dos processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos, bem como o análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação; 3. Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

O Pedagogo do Curso de Pedagogia da UFT está habilitado para atuar em estabelecimentos escolares públicos ou particulares na modalidade de educação infantil (creche e pré-escola), anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos), na educação de jovens e adultos, na educação indígena, na educação do campo, na educação especial, na educação ambiental, educação prisional, educação para o trânsito, nos demais setores administrativos que envolvam trabalhos de secretaria escolar, coordenação pedagógica, conselho de classe, orientação estudantil. Em universidades nos setores de coordenação do trabalho pedagógico e central de estágio. Em projetos e programas de educação e/ou capacitação de jovens e adultos tais como: alfabetização de adultos, cuidadores de idosos. Projetos de estudo orientado como cursinho pré-vestibular e brinquedoteca, exceto os de caráter de iniciação científica, monitoria acadêmica, tutoria como o PET e de pesquisa. Nos espaços não-escolares: elaboração, coordenação, supervisão de cursos e capacitação; organização de colônia de férias; coordenação das ações, programas e projetos do centro de atividades educativas do Sistema S (SENAR, SEBRAE, SESI, SESC, SENAC); coordenação didático-pedagógica de treinamentos da escolinha para o DETRAN, atividades lúdico-pedagógica em asilos; elaboração, supervisão de educação de jovens e adultos em presídios; recreação, lazer e acompanhamento curricular de crianças hospitalizadas; acompanhamento de projetos de saúde-educação das secretarias de saúde; participação de equipe de capacitação e treinamento de empresas; participação de equipe multiprofissional de fundações culturais, centros de criatividade e lazer; assessoria a projetos educativo-pedagógicos de centros comunitários; equipe multiprofissional de centros de atendimento psico-pedagógico; monitoria didático-pedagógica de sessão de cúpula de planetário; coordenação e monitoria de visita orientada de crianças em museus e parques zoobotânicos; acompanhamento de projetos infanto-juvenis de lazer e recreação de prefeituras, shoppings, parques, praças e condomínios.

registrado em: ,